NOTÍCIAS

MPPB investiga empresa de lixo após descontos em consignados de 600 trabalhadores em João Pessoa

Empresa de lixo em João Pessoa é investigada por reter valores de empréstimos consiginados – Foto: Divulgação.

Cerca de 600 trabalhadores de uma empresa responsável pela coleta de lixo em João Pessoa teriam sido prejudicados por descontos de parcelas de empréstimos consignados que, segundo o Ministério Público da Paraíba (MPPB), não foram repassadas aos bancos credores. As irregularidades teriam ocorrido desde janeiro de 2025.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o MPPB, a empresa descontava dos salários dos funcionários os valores referentes às parcelas dos empréstimos, mas não efetuava o repasse às instituições financeiras. A suspeita foi identificada a partir de documentos que indicam parcelas em atraso, mesmo com os descontos registrados na folha de pagamento dos trabalhadores.

Segundo o Ministério Público, a conduta pode configurar o crime de apropriação indébita, já que os valores teriam sido retirados dos salários com uma finalidade específica, mas não teriam sido destinados ao pagamento dos empréstimos.

Diante das suspeitas, o MPPB solicitou, na quarta-feira (8), a abertura de um inquérito junto à Delegacia Geral da Polícia Civil da Paraíba para investigar os responsáveis e identificar o valor total que teria sido descontado e não repassado.

O Ministério Público informou ainda que possíveis irregularidades relacionadas ao não recolhimento de contribuições previdenciárias e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) não fazem parte da investigação conduzida pelo órgão.

Segundo o MPPB, as questões envolvendo contribuições previdenciárias foram encaminhadas à Receita Federal, enquanto as possíveis irregularidades relacionadas ao FGTS foram direcionadas aos órgãos competentes.

O Jornal da Paraíba não conseguiu localizar a empresa responsável pela coleta de lixo até a última atualização desta reportagem.