O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, assina nesta terça-feira (23), em Campina Grande, um convênio que destina R$ 1 milhão para ações de qualificação profissional e fortalecimento da gestão empresarial do setor turístico na Paraíba. Os recursos serão aplicados no programa Qualifica Turismo Paraíba.
A iniciativa contemplará seis municípios com potencial turístico reconhecido: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabaceiras, Bananeiras e Cajazeiras; e prevê a capacitação de até duas mil pessoas em 18 modalidades de cursos voltados ao segmento.
A proposta é oferecer cursos, oficinas, formações técnicas e consultorias para ampliar a qualificação da mão de obra e fortalecer os negócios ligados à atividade turística.
A prioridade serão para profissionais que já atuam no turismo, especialmente em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais voltados ao atendimento de visitantes. Jovens e adultos interessados em ingressar no mercado de trabalho por meio do setor também poderão participar das formações.
A execução ocorrerá em parceria com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), o Sebrae/PB e o Senac/PB, responsáveis pelo desenvolvimento das ações de capacitação.
