Nugs realiza encontro de acolhimento de integrantes
Foram apresentados o funcionamento e os princípios das atividades do núcleo
O Núcleo de Estudos sobre Gênero e Sexualidade (Nugs) do IFSP realizou em 29 de agosto um evento virtual de discentes, docentes e TAEs, para promover o acolhimento e acompanhar integrantes, com o intuito de despertar e fortalecer o sentimento de pertença, apoiando o processo de desenvolvimento e integração durante sua permanência no núcleo.
O encontro, que contou com a presença da atual coordenação, Andressa de Andrade, Mariana Ricatieri e Rosa Amélia Barbosa, teve o propósito de apresentar às pessoas ingressantes os modos de trabalho e a organização do núcleo.
Rosa Amélia enfatizou a importância da coletividade e da partilha, além de destacar que todo o trabalho é regido pelo regulamento do Nugs, conforme a Portaria Nº 5700/IFSP publicada em outubro de 2021. Mariana Ricatieri apresentou o modo como se organizam os grupos de trabalho dentro do núcleo e como as demandas são atendidas. Outra abordagem feita por Andressa foi o quanto o núcleo resulta da construção coletiva, do engajamento e da premissa de uma educação não sexista.
Na apresentação, foi pontuado sobre o Documento Orientador do Nugs e a perspectiva de apoio e suporte à comunidade acadêmica para as questões de gênero e sexualidades, para a promoção da equidade de gênero, bem como para delinear os princípios e diretrizes que orientam as ações do núcleo.
“O trabalho do Nugs é sério, cheio de desafios e atravessado por muitos olhares estigmatizados. Acolher quem ousa estar na composição de um projeto institucional que defende uma educação não sexista e não discriminatória é uma tarefa muito complexa, afinal, precisa aliar camaradagem e coragem. Entendemos que o encontro, mesmo virtual, cumpriu seu papel. No Nugs, fazemos o que é certo, não o que é fácil”, contou Rosa.