A qualificação para o Campeonato Europeu começa para Moldávia e Ilhas Faroe na noite de sexta-feira, quando se enfrentarão pelo Grupo E no Stadionul Zimbru, em Chisinau.
Ambas as nações pretendem alcançar seus primeiros grandes torneios em um grupo de qualificação em que duas das cinco equipes avançarão para a competição do ano que vem na Alemanha.
Depois de perder por 2 a 1 para o Azerbaijão e por 5 a 0 para a Romênia em casa durante a pausa internacional de novembro, Serghei Clescenco e sua equipe tentarão evitar três derrotas consecutivas pela primeira vez em exatamente um ano.
Perdendo a promoção para a Liga das Nações C devido ao saldo de gols em setembro, a Moldávia tem um novo foco em alcançar seu primeiro Campeonato Europeu, embora países como Polônia e República Tcheca sejam os favoritos para um dos dois primeiros lugares.
A Moldávia está atualmente em 174º lugar no Ranking da FIFA, e enfrentar times como os visitantes na noite de sexta-feira será uma grande oportunidade de subir na classificação no próximo ano.
Como seus anfitriões nesta competição, as Ilhas Faroe perderam por 5 a 0 durante a última pausa internacional de 2022, mas o ano civil como um todo será lembrado como um sucesso retumbante para o país.
A equipe de Hakan Ericson manteve seu status de Liga C na Liga das Nações durante a campanha do ano passado, conquistando uma notável vitória por 2 a 1 em casa sobre a Turquia, graças aos gols de Viljormur Davidsen e Joan Simun Edmundsson.
As Ilhas Faroe esperam usar suas conquistas na Liga das Nações como uma catapulta para dias ainda melhores no futuro – o próximo trabalho de chegar ao primeiro grande torneio pode, no entanto, ser um passo longe demais nesta fase.
A pequena nação – com uma população de cerca de 50.000 habitantes – nunca venceu mais de duas partidas durante uma campanha de qualificação europeia – uma estatística que os homens de Ericson estão confiantes de que terminarão este ano.