O GPT-5 foi lançado na última quinta-feira (7) para todos os usuários do ChatGPT, com promessa de respostas mais naturais, menos erros e avanços em tarefas de programação. A nova versão também estará disponível no Copilot, assistente de inteligência artificial da Microsoft.
A OpenAI, empresa responsável pelo ChatGPT, apresentou o GPT-5 como um modelo de linguagem que simula o raciocínio humano com mais precisão. O GPT, que significa Transformador Generativo Pré-treinado, é um sistema treinado para criar textos e interagir de forma parecida com humanos.
LEIA TAMBÉM:
Atualmente, o ChatGPT tem cerca de 700 milhões de usuários semanais, com 5 milhões utilizando versões empresariais, segundo a OpenAI. A empresa também informou, durante coletiva de imprensa, que 4 milhões de desenvolvedores já usam suas APIs para integrar os modelos a outros serviços.
Quando sai o ChatGPT 5?
A liberação do GPT-5 começou ontem (7) para todos os usuários do ChatGPT. Quem não é assinante terá limite diário no uso da nova versão, enquanto assinantes terão acesso mais amplo.
Diferente do GPT-4, que inicialmente ficou restrito ao plano pago Plus, o GPT-5 chega a todos, com algumas limitações para quem usa gratuitamente.
Além disso, a Microsoft integrou o GPT-5 em seus produtos, como o Copilot, ferramenta para programadores. O lançamento para usuários da Microsoft começou na mesma data e será aberto a todos, incluindo quem não possui assinatura, nas próximas semanas.
O que esperar do ChatGPT 5?
A OpenAI destaca os principais avanços do GPT-5, que traz:
- Menos “alucinações”: o modelo comete menos erros ao gerar informações imprecisas, aumentando a confiabilidade das respostas.
- Melhor desempenho em programação: códigos mais precisos e maior eficiência em projetos de front-end.
- Modo agente aprimorado: a IA executa tarefas de forma autônoma, realizando várias etapas consecutivas e explicando suas decisões ao usuário.
- Reconhecimento das limitações: o GPT-5 admite quando não pode ajudar e explica o motivo, trazendo mais transparência nas respostas.
- Aprimoramento nas interações sobre saúde: funciona como um parceiro que ajuda o usuário a entender resultados e refletir melhor, sem substituir um profissional médico.
Além disso, o ChatGPT agora oferece opções para personalizar a cor das conversas. Essa função estará disponível para todos, mas assinantes terão acesso a mais opções de cores.