NOTÍCIAS

Paraibana de 12 anos é aprovada para treinamento da Universidade de Oxford: ‘privilégio pra mim’

Com apenas 12 anos, paraibana vai participar de capacitação da Universidade de Oxford sobre justiça ambiental.. Arquivo Pessoal/Mavi Brilhante

Maria Vitória Brilhante é uma estudante paraibana, natural de João Pessoa. Aos 12 anos, ela foi selecionada para participar do Global Youth Climate Training Programme 2025, promovido pela Universidade de Oxford. O programa tem como objetivo formar lideranças juvenis em mudanças climáticas e justiça ambiental.

LEIA TAMBÉM:

Conhecida como Mavi, a jovem representa o Brasil na iniciativa Oxford Net Zero, ao lado de outros selecionados de outros países. A formação ocorre ao longo de 2025 e inclui encontros com especialistas da universidade britânica em temas ligados à transição ecológica, políticas públicas e participação juvenil.

Paraibana participou de conferências da ONU e lidera projetos ambientais no Brasil

Jovem de João Pessoa já participou de conferências da ONU, em 2024. Arquivo Pessoal / Mavi Brilhante

Apesar da pouca idade, Mavi acumula uma trajetória marcada por participações em eventos internacionais. Em 2023, ela esteve na 28ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai, como a palestrante mais jovem em painéis com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da Global Partnership for Education (GPE).

No fim de 2024, participou da conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desertificação, um encontro bienal que discute medidas para combater a seca e a degradação do solo.

Ela é embaixadora do programa “Meu Futuro, Minha Voz”, realizado no Brasil pelo Instituto Limpa Brasil, e integra o movimento global “My Future, My Voice”, ligado ao Earth Day Network, organização dedicada à conscientização ambiental.

A inscrição para o programa da Universidade de Oxford foi feita pelo pai, com um dossiê de ações, artigos e cartas de recomendação.

“Esse curso só poderia ser feito a partir dos 16 anos. A gente ficou bastante emocionado. Eles mandaram um e-mail dizendo que só viam motivos para aprová-la, apesar da idade”, contou a mãe, Geysa Brilhante.

‘Quero representar os jovens e defender o meio ambiente’, diz Mavi

Com a confirmação da seleção, Mavi agora se prepara para um novo ciclo de formação, dessa vez com especialistas da universidade britânica. “Eu fiquei muito feliz. É um privilégio pra mim. O meu objetivo é representar os jovens e mostrar que a gente precisa cuidar do nosso meio ambiente, porque essa é a nossa casa”, disse.

A mãe afirma que, mesmo com a rotina intensa de eventos e convites, Mavi vive a infância. “Quando ela sai dos eventos, vai brincar. Esses dias, assim que saiu de um dos eventos, foi tomar um sorvete”, contou.

Geysa diz que a trajetória da filha surpreende até a própria família. “Cada ano é uma emoção mais forte. Mesmo com o espírito de liderança que ela tem, quando foi para o primeiro evento internacional, vimos. Quando recebeu a primeira credencial, já veio a emoção. A palavra que eu mais uso é gratidão.”

Segundo a mãe, Mavi tem como meta incentivar outras crianças a se engajarem em causas ambientais. “Ela sempre diz que quer encontrar outras ‘Mavis’ pelo mundo, quer incentivar outros jovens. E ela lida com esses holofotes até melhor do que a gente. Pra mim não é normal, mas ela é.”