Já era esperado. A ascensão do deputado Hugo Motta (Republicanos) em Brasília, comandando a Câmara Federal, ampliou as pretensões do partido no Estado.
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Adriano Galdino, disse que o partido não “merece” apenas uma, mas duas vagas na chapa majoritária de 2026.
E não é qualquer vaga. Galdino defende que o partido tenha um candidato próprio a governador e um outro nome disputando o Senado.
O partido tem a maior bancada na Assembleia, além da Presidência e o maior número de parlamentares federais. Além disso, construiu uma base ampla de prefeitos e vereadores. Mas, registre-se, não conseguirá formar uma chapa sozinho.
O PSB de João Azevêdo, o PP de Aguinaldo Ribeiro e o PSD de Daniella, entre outros partidos, também precisarão ser ouvidos. E todos eles querem, em menor ou maior grau, um guarda-sol nas eleições estaduais de 2026.
A nova tese cria uma dificuldade a mais para a base governista resolver. A ‘fome’ do Republicanos não deixou sequer Motta esquentar a cadeira.