A Dinamarca disputará sua primeira partida oficial desde a Copa do Mundo contra a Finlândia na quinta-feira, na partida de abertura das eliminatórias para o Campeonato Europeu de 2024.
As duas primeiras nações do grupo de seis – que inclui Eslovênia, Cazaquistão, Irlanda do Norte e San Marino, ao lado de Dinamarca e Finlândia – se qualificam automaticamente para o jamboree futebolístico continental na Alemanha.
A Dinamarca (considerada a 18ª no mundo) e a Finlândia (56ª) são as duas nações mais bem classificadas em seu grupo de qualificação com base no sistema de classificação da FIFA.
Esses rivais do norte da Europa se enfrentarão no Estádio Parken, em Copenhague, para começar sua campanha de qualificação para a Euro 2024 pela primeira vez desde que a dupla se enfrentou na primeira partida da fase de grupos da Euro 2020.
O finlandês Joel Pohjanpalo marcou o único gol do jogo aos 15 minutos, mas aquele dia de junho será para sempre lembrado pela parada cardíaca de Christian Eriksen no primeiro tempo, quando ele “morreu por cinco minutos”, segundo o próprio jogador, antes de receber vida – economizando tratamento em campo.
A recuperação de Eriksen nos 18 meses seguintes foi tão inspiradora que lhe rendeu uma indicação ao Laureus World Sports Awards; o meio-campista do Manchester United jogou todos os minutos da fase de grupos da Copa do Mundo, mas não conseguiu inspirar sua nação a uma única vitória, já que a Dinamarca empatou sem gols com a Tunísia antes de perder para França e Austrália, marcando apenas um gol durante todo o inverno.
O técnico Kasper Hjulmand, consumido pelo conflito moral da Copa do Mundo sendo sediada no Catar devido à controvérsia dos direitos humanos em torno do torneio, admitiu abertamente: “Na Dinamarca, temos este slogan chamado ‘parte de algo maior’, e agora estou não tenho certeza se faço parte de algo que gosto.”
No entanto, o treinador de 50 anos manteve o cargo e pretende melhorar a posição nas meias-finais a que levou o seu país durante o Euro 2020, ao perder para a Inglaterra no prolongamento.
FINLÂNDIA
A Finlândia pode ter derrotado a Dinamarca no torneio continental anterior, mas os Eagles não passaram da fase de grupos, perdendo para os dinamarqueses em virtude de uma diferença de gols inferior no confronto direto.
A Euro 2020 foi o primeiro grande torneio masculino para o qual a Finlândia já se classificou, mas Markku Kanerva não conseguiu levar seu país à Copa do Mundo de inverno, terminando em terceiro no grupo de qualificação, atrás da França e da Ucrânia.
Desde as eliminatórias da Copa do Mundo, a Finlândia venceu apenas duas das últimas 13 partidas em todas as competições – ambas contra Montenegro, uma nação classificada em 69º lugar no mundo, situada entre o Iraque e os Emirados Árabes Unidos.
Apesar da proximidade, Dinamarca e Finlândia se enfrentaram apenas cinco vezes neste século, com cada equipe conquistando um par de vitórias e um empate – os países não competem nas eliminatórias para um grande torneio internacional desde a preparação para a Eurocopa de 1988. , quando os dinamarqueses venceram as duas partidas pelo mesmo placar de 1 a 0.