Inscrições estão abertas no site do Detran/SC e seguem até dia 24 de abril – Fotos: Divulgação
O Festival Estudantil Temático de Trânsito – Fetran-SC chega à edição de 2026 ampliado e com alcance estadual. Promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o projeto passa a contemplar escolas de todas as regiões de Santa Catarina, com etapas seletivas distribuídas em sete macrorregiões e uma grande final estadual. As inscrições estão abertas até o dia 24 de abril no site do Detran/SC, na aba Educação, no link: www.detran.sc.gov.br/detran-educacao-projetos-novo/.
Criado pela PRF no Mato Grosso, em 2004, o Fetran tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da segurança no trânsito. O Festival utiliza o teatro como ferramenta educativa, para que os estudantes compreendam, de forma lúdica e reflexiva, o impacto de suas atitudes no trânsito. A iniciativa surgiu da necessidade de reduzir o número de acidentes e de formar futuros motoristas e pedestres mais conscientes e responsáveis.
Em Santa Catarina, o Festival ganhou força a partir da parceria entre o Detran/SC e a PRF, consolidando-se como uma das principais ações de educação para o trânsito no Estado. A iniciativa conta ainda com o apoio de instituições como a Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC), a Federação das Apaes de Santa Catarina (Feapaes/SC) e o Sindicato das Escolas Particulares de Santa Catarina (Sinepe/SC).
O presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros, afirma que o Fetran/SC se tornou uma grande referência em educação para o trânsito. “O trânsito está chegando às escolas de uma maneira diferente, por meio do teatro, com o Fetran. Convidamos as escolas a participarem desta segunda edição do Festival fazendo sua inscrição no site do Detran/SC. Ano passado fizemos o Fetran somente na região da Grande Florianópolis e este ano será o Estado todo. Temos certeza que as escolas vão trazer grandes espetáculos para o Festival, assim como foi no ano passado”, pontua o presidente.
“Por meio da estética teatral, a complexidade das normas de trânsito se torna acessível ao público infantojuvenil. Essa abordagem lúdica no palco consolida um conhecimento profundo e muito mais próximo da realidade das crianças do que o simples ato de decorar regras e informações”, explica o superintendente substituto da PRF em Santa Catarina, Hermes de Lima.
Etapas regionais e participação ampliada
Na edição de 2026, poderão se inscrever escolas públicas municipais e estaduais, instituições privadas e unidades de educação especial de todo o Estado. As apresentações teatrais serão organizadas em quatro categorias: Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação Especial.
A grande novidade é a realização de etapas seletivas em sete macrorregiões catarinenses: Grande Florianópolis, Sul, Norte, Extremo Oeste, Meio-Oeste e Serrana, garantindo maior participação e representatividade regional. Os grupos classificados em cada etapa avançam para a final estadual, onde serão premiadas as melhores produções e os destaques.
A expansão do Festival reforça o compromisso das instituições envolvidas com a educação e a preservação de vidas no trânsito. A proposta é envolver ainda mais escolas, professores e estudantes, estimulando o protagonismo infantil e juvenil na construção de uma cultura de paz e responsabilidade nas vias.
Educação que transforma
Desde sua criação, o Fetran já impactou milhares de estudantes em todo o país, utilizando a arte como ferramenta de transformação social. Em Santa Catarina, a expectativa é de que a edição de 2026 consolide o projeto como referência estadual, fortalecendo o debate sobre segurança viária dentro das salas de aula.
Mais do que uma competição, o Festival se estabelece como um espaço de aprendizado, conscientização e cidadania, incentivando atitudes que podem salvar vidas dentro e fora das escolas.
Mais informações:
Jornalista Josiane Ribas Lanzarin (SC 00975 JP)
Assessoria de Comunicação do Detran/SC
(48) 3664-1756e (48) 98839-7546 (somente WhatsApp)
E-mail: imprensa@detran.sc.gov.br
PRF Adriano Fiamoncini – Chefe do Núcleo de Comunicação Social da PRF/SC
(48) 98812-0076
PRF Alexandre Castilho – Equipe de Comunicação Social da PRF/SC
(48) 98839-0098
E-mail: [email protected]
