Ícone do site FM RURAL

Com apoios recentes, Cícero Lucena caminha para polarizar com Lucas Ribeiro disputa pelo Governo

Oficialmente a campanha eleitoral deste ano ainda nem começou. As convenções partidárias ainda estão longe, mas na prática a disputa teve início há tempos. Os principais candidatos têm percorrido o Estado em busca de apoios, engajamento e votos. E o avanço dessa pré-campanha tem demonstrado que o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), caminha para polarizar a disputa pelo Governo com a candidatura governista, de Lucas Ribeiro (PP).

A curva crescente de apoios em torno de Cícero alicerça essa constatação.

Inicialmente com a atração dos deputados Hervázio e Felipe Leitão (MDB). Depois com o apoio do grupo Toscano, em Guarabira, representado pela prefeita Léa Toscano (UB). Na conta ainda é possível acrescentar as oposições em cidades como Sumé, Princesa Isabel e Conceição.

Nesta sexta-feira (31) mais um fato.

A maior parte dos membros do Grupo Cunha Lima decidiu apoiar a candidatura do prefeito pessoense. Subiram no mesmo palanque do prefeito Pedro Cunha Lima (PSD), Romero Rodrigues (Podemos), Tovar Correia Lima (PSDB), Fábio Ramalho (PSDB) e a ex-primeira-dama do Estado, Glória Cunha Lima. Um capital político significativo para a região polarizada por Campina Grande.

Dentro das oposições, a pré-candidatura de Efraim Filho (UB) não tem conseguido executar o mesmo roteiro. De início o bolsonarismo garantiu o ‘start’ e uma bolha engajada em torno do projeto, mas muito pouco além disso. A resistência ao discurso bolsonarista, em um Estado majoritariamente lulista, tende a dificultar a abertura de novos horizontes e alianças.

Já o PSOL, que também anunciou a intenção de lançar uma candidatura própria, ainda não ‘apareceu’ para o embate.

Lucas, escolhido pela base como candidato natural por ser vice, também tem contabilizado aliados. O mais recente o partido Avante, que deixou a base de Lucena para apoiá-lo. Com a articulação de Hugo e Aguinaldo, ele busca manter o PT na base, ter o controle da Federação União Progressistas e atrair membros do Podemos da família Gadelha.

Os dois, Lucas e Cícero, têm construído as bases para a disputa de outubro. Com mais robustez, capital político, expectativa de poder e competitividade em comparação com os demais adversários.

Sair da versão mobile