NOTÍCIAS

Cão resgatado de maus-tratos em Sorocaba se recupera e está disponível para adoção responsável – Agência de Notícias



22 de janeiro de 2026

16:32

Por: Mariana Campos

Negão atualmente (janeiro de 2026)


Negão, um cachorro adulto vítima de maus-tratos, resgatado no dia 2 de dezembro do ano passado, pela Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), recebeu todos os cuidados necessários e hoje está disponível para adoção responsável. Ele, assim como outros dois animais que já foram adotados, era locado para ser utilizado como cão de guarda em imóvel no Parque das Paineiras.

Na ocasião do resgate, os três cachorros estavam com baixo escore corporal, todos magros e com costelas aparentes, sendo um deles com lesão. O ambiente era precário e insalubre, com dejetos dos animais e sem disponibilidade de ração e água.

Um deles foi levado à Seção de Proteção e Bem-Estar Animal. Já o Negão e o outro cachorro foram para a clínica veterinária conveniada da Sema, onde receberam os cuidados necessários. Somente após a completa recuperação, foram disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa municipal permanente “D + uma chance. Adote uma Vida!”.

“Esse é um trabalho importante realizado pelos nossos profissionais e pela empresa terceirizada que muita gente desconhece. Todos os cães e gatos que estão sob a nossa tutela são vítimas de maus-tratos ou ainda animais de rua que são atropelados, por exemplo. E quando chegam aqui recebem todos os cuidados necessários, além de serem vacinados, castrados e microchipados, para então serem disponibilizados para adoção responsável”, explica o secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal, Neto Mallavazi.

“Muitos deles chegam em estado muito precário, como o Negão e esses outros dois cachorros. Então eles são cuidados pelo tempo que for necessário para conseguirem se recuperar e ganharem um lar, cheio de amor e carinho”, ressalta a chefe de Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Tavares Ilse.

Maus-tratos de animais é crime e quem descumprir a lei pode sofrer penalidades previstas. A fiscalização de denúncias é realizada, de forma permanente, pela equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema.

Os canais para denúncia de maus-tratos podem ser feitos pela Central de Atendimento da Prefeitura de Sorocaba: https://atendimento156.sorocaba.sp.gov.br/ (24 horas), pelo telefone 156 ou, ainda, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já, aos fins de semana e feriados, o munícipe também pode entrar em contato pelo telefone 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).


Quer adotar o Negão ou outro animal do Canil Municipal?

Os moradores que quiserem conhecer o Negão devem entrar em contato com a Sema pelo WhatsApp: (15) 99104-4258 ou pelo telefone: (15) 3202-8006, pois ele está, neste momento, alojado no abrigo da empresa terceirizada. Desta forma, a equipe viabiliza o encontro entre possíveis tutores e o cachorro.

Para adotar um animal de estimação, o morador precisa apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço recente, além de responder questionamentos aos profissionais da Sema, relacionados ao bem-estar dos animais, como, por exemplo, se existe outro pet na residência ou, ainda, a respeito do espaço destinado ao animal no imóvel.

O Canil Municipal está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira, e está com as portas abertas sempre de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Os munícipes também podem conhecer animais disponíveis para adoção na rede social da campanha Divulga Pet: @divulgapetsorocaba.