A Prefeitura de João Pessoa tem garantido assistência em saúde a todos que estão aproveitando os shows do Festival Forró Verão, que acontecem aos sábados durante o mês de janeiro. Além de uma equipe multiprofissional de prontidão para atender eventuais casos clínicos e de trauma no local, os pessoenses e turistas também podem realizar testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
A assistência é ofertada pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que conta com uma estrutura montada no entorno do Busto de Tamandaré. No local, próximo a Farmácia Pague Menos, está instalado o Posto Médico Avançado e, das 19h até o término dos shows, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Regional João Pessoa (Samu-JP) inicia sua atuação com uma equipe composta por 14 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas, profissionais de logística e coordenação.
Durante os shows, o Samu-JP também dispõe de oito veículos extras, sendo uma Unidade de Suporte Avançado de Vida (USA), uma Unidade de Suporte Básico de Vida (USB) e uma Unidade de Transporte Sanitário (UTS), quatro motolâncias, que atuam em duplas, e um veículo de intervenção rápida.
Atendimentos – Nos dias 3 e 10 de janeiro, o serviço realizou 34 atendimentos, sendo 28 casos clínicos e 6 por trauma. Também foram necessárias cinco remoções de pacientes para outros serviços de saúde para maior assistência.
Próximo a entrada da Cidade do Forró, as equipes da SMS realizam testes rápidos para ISTs como HIV/AIDS e Hepatites Virais. Os resultados saem em até 30 minutos. Nos dois primeiros sábados do Festival, as equipes realizaram 572 testes. Em caso de resultado positivo, a equipe já realiza o encaminhamento para o serviço de referência.
