ESPORTES

Pinheirenses são destaques brasileiros na maratona de Valência. E com recorde pessoal

Barnewitz bate recorde pessoal e Richwin  fez a estreia que planejou

 

No último domingo (7), aconteceu uma das mais tradicionais maratonas do mundo, a de Valência, na Espanha. E os pinheirenses correram e foram muito bem na prova, como João Barnewitz, o quinto melhor brasileiro, batendo o recorde pessoal e Marina Richwin, que fez a estreia em maratonas e foi muito bem, sendo a melhor brasileira na prova.

João Barnewitz, um tempo espetacular e recorde pessoal em Valência. Foto – Divulgação

João Barnewitz marcou o tempo de 2:31:11, um tempo excepcional, sendo o quinto brasileiro na prova, além de bater seu recorde pessoal. Já Marina Richwin, estreante no pelotão de elite em maratona, gravou o ótimo tempo de 2:36:08, sendo a melhor brasileira na temporada, algo que nem ela imaginava conseguir em sua primeira maratona.

“Foi uma experiência incrível. Correr uma prova rápida e cheia de atletas velozes. A cidade é incrível, com muitos torcedores e com um percurso impecável. Consegui me concentrar do início ao fim e bati meu recorde pessoal em quatro minutos. Feliz demais com o resultado”, disse João Barnewitz.

 

Marina Richwin fez a estreia que esperava. Além do ótimo tempo, mostrou que pode evoluir ainda mais na temporada 2026. “Prova redonda do início ao fim. Consegui encaixar um ritmo e manter ele a prova toda. Me senti muito bem, sempre com bastante atletas em ritmo parecido, o que anima e faz com que a corrida flua de maneira ainda mais dinâmica. Foi um dia inesquecível, terminar o ano de 2025 não só como a melhor brasileira em Valência, mas também com o melhor tempo feminino em todas as maratonas do ano, foi algo que nem nos meus melhores sonhos poderia ter imaginado”, completou Marina.

Carolina Giaffone fez o tempo de 4:48:01

Outra atleta do Pinheiros que participou da Maratona de Valência foi Carolina Giaffone, que fez a prova com o tempo de 4:48:01. Feliz, fala com entusiasmo da sua participação. “A prova é muito plana, linda demais, muita torcida e super bem organizada. Fui querendo terminar em 04:15 mas quebrei e tive que andar bastante, acabei terminando em 04:48:01”.

Outro pinheirense que participou da Maratona de Valência foi Luiz Henrique Ligabue Ferreira. Ele fez o tempo de 2:55:07.

 

Pinheirenses em Valência

João Barnewitz – 2:32:11

Marina Richwin – 2:36:08

Luiz Henrique Ligabue Ferreira – 2:55:07

Carolina Giaffone – 4:48:01

 

Vencedores – A Maratona de Valência foi vencida pelo queniano John Korir. Ele fez o percurso mais rápido da Espanha com o ótimo tempo de 2:02:25, com Amanal Petros, da Eritreia, ficando em segundo lugar com o tempo de 2:04:03.

No feminino, a vencedora foi Joyciline Jepkosgei, também do Quênia, com o tempo de 2:14:00.

Imagem destacada: Marina Richwin, primeira maratona e melhor brasileira na prova, com 2:36:08