NOTÍCIAS

BOLETIM – Jorginho Mello assina ordem de serviço para a maior obra de dragagem do Brasil na Baía da Babitonga

O governador Jorginho Mello assinou nesta terça, 23, a ordem de serviço para o início da maior obra de dragagem do país, na Baía da Babitonga.

O projeto prevê o aumento do calado de 14 para 16 metros, o que permitirá a entrada de navios de maior porte.

Com investimentos de R$ 324 milhões, a dragagem deve começar até o final do ano.

O governador Jorginho Mello ressalta o modelo inédito de investimento para agilizar o início das obras e transformar a região portuária do Norte catarinense:

SONORA

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ressalta a importância de Santa Catarina no setor logístico e portuário:

SONORA

O secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, destaca o salto em movimentação nos portos que a dragagem vai permitir:

SONORA

De acordo com o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, a parceria para a obra é inédita no país:

SONORA

Outro aspecto inédito e inovador é a destinação dos sedimentos retirados do mar, com metade do material sendo usado para o engordamento da faixa de areia da orla de Itapoá que tem sofrido com erosão marítima.

Será a primeira vez no Brasil, e a segunda no mundo, que os sedimentos de uma dragagem portuária terão esse destino. Somente na Austrália houve ação similar. 

Repórter: Marcos Lampert