A Copa do Nordeste 2026 esteve em pauta durante a última semana. Acontece que presidentes de federações nordestinas se reuniram para discutir possíveis alterações na competição. A reunião da comissão aconteceu no Rio de Janeiro, mas nenhuma mudança foi definida. Pelo menos por enquanto, pois a proposta de um novo formato foi enviado ao presidente da CBF, Samir Xaud. A definição será revelada nos próximos meses.
O Jornal da Paraíba apresenta agora o formato que ganhou força para a próxima temporada.
Copa do Nordeste 2026: o possível novo formato
O possível novo formato vai contar com 20 clubes, que seriam divididos em quatro grupos, de A a D, extinguindo a fase preliminar.
Na fase de grupos, os times do Grupo A enfrentariam os do Grupo B, enquanto os do C encarariam os da Chave D, totalizando cinco jogos por equipe, já que seriam apenas partidas de ida. Ao fim desta fase, os dois melhores de cada grupo avançariam para o mata-mata.
A partir das quartas de final, os jogos aconteceriam em ida e volta, isso até o campeão ser conhecido.
E a distribuição das vagas?
Por causa das posições no ranking nacional, Bahia e Ceará seriam agraciados com três vagas. Os demais estados seriam contemplados com dois times. A vaga seria viabilizada por meio do estadual, ou seja, campeão e vice.
No âmbito paraibano, caso essas mudanças sejam efetivadas, o mais provável é que Sousa e Botafogo-PB sejam os representantes do estado. Os times foram os protagonistas da final do estadual em 2025.
“Reformulação garantirá o crescimento”
Em entrevista ao ge, o vice-presidente da CBF e presidente do Grupo de Coordenação da Copa do Nordeste, José Vanildo, comentou sobre a reunião entre os representantes nordestinos.
“Tivemos uma reunião bastante proveitosa, com a participação e colaboração dos representantes das federações estaduais na elaboração de alternativas para conseguirmos promover uma reformulação que garantirá o crescimento da competição”, afirmou o dirigente.
+ Copa do Nordeste 2026: comissão apresenta propostas de mudanças a presidente da CBF
As mudanças, após a análise de Samir Xaud, devem ser apresentadas em outubro, junto ao calendário nacional de competições.
Leia mais notícias de esportes no Jornal da Paraíba