ESPORTES

“Temos uma espinha dorsal forte” – LNF

Ala Arthur participa do primeiro treino da Seleção Brasileira para estreia na Copa das Nações contra Polônia | Foto: Jo Marcone

A cidade de Brasília será o palco da segunda edição da Copa das Nações de Futsal, torneio internacional que reúne grandes seleções do cenário mundial da modalidade. A competição começa no próximo dia 17 e contará com seis delegações: Brasil, Polônia, Guatemala, França, Paraguai e Costa Rica. Atual campeão, o Brasil entra em quadra para defender o título conquistado na edição inaugural, realizada em 2023, em Sorocaba (SP). A estreia será contra a Polônia no próximo dia 17, às 20h15, no Ginásio Nilson Nelson. Os confronto serão transmitidos pelo N Sports e SporTv.

O ala Arthur, campeão mundial com a Seleção e da Copa das Nações, destacou a qualidade do torneio e a importância da competição no calendário da equipe.

“É uma competição de alto nível. Enfrentaremos seleções qualificadas, como França, Polônia, Paraguai. Vai ser uma linda competição, uma ótima preparação pensando no ciclo até o próximo Mundial”, afirmou.

Sobre o elenco, que combina experiência com novos talentos, Arthur destacou a responsabilidade dos mais experientes.

“Nós que viemos do Mundial carregamos a responsabilidade de manter o padrão do que foi construído lá. Desde a parte tática e técnica até o ambiente fora de quadra. Nosso papel é dar tranquilidade aos atletas mais novos para que eles possam desempenhar o melhor dentro da Seleção. Essa espinha dorsal é fundamental, e o grupo está muito bem estruturado”.

A Copa das Nações será mais um capítulo importante na trajetória da Seleção Brasileira para consolidação de um novo ciclo vitorioso. Arthur classificou o duelo contra Polônia como uma “batalha física”. “É um adversário bem físico. Já os enfrentamos em competições e amistosos, sempre com muita intensidade”, ressaltou.

Na Copa das Nações, as seis seleções participantes estão distribuídas em dois grupos com três equipes cada. No Grupo A, estão Brasil, Polônia e Guatemala. Já o Grupo B é composto por França, Paraguai e Costa Rica. Na fase de grupos, as equipes se enfrentam em turno único, e as duas melhores colocadas de cada chave avançam para as semifinais. No mata-mata, os vencedores das semifinais se enfrentam na grande final, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar.

“A estreia vai ser uma batalha dura. Precisamos estar preparados e focados. O primeiro jogo é sempre essencial para dar o ritmo certo na competição”, analisou.