NOTÍCIAS

Aluno de João Pessoa é ovacionado em apresentação no Teatro Bolshoi na Rússia

Nicolas Keviny da Silva Bernardino. Este é o nome do aluno da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa que fez história, neste sábado (6), ao ser ovacionado após apresentação no Teatro Bolshoi de Moscou, na Rússia, que é considerado o palco máximo da dança mundial. O bailarino está na equipe da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, que está celebrando seu jubileu de 25 anos com um espetáculo inédito e histórico, intitulado ‘Gala Concerto – 25 anos da Escola Bolshoi no Brasil’.

O prefeito Cícero Lucena, que recebeu Nicolas e outras 14 crianças alunas do projeto em agosto deste ano, comemorou o resultado e celebrou a parceria da Prefeitura de João Pessoa com a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, em Joinville (SC), que teve início em 2003, durante sua primeira gestão, e retomou em 2021.

“Em João Pessoa, o ensino nas escolas municipais é tecnológico, inclusivo e abre portas para grandes oportunidades. Um exemplo é a parceria da Prefeitura com a renomada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, sediada em Santa Catarina, que oferece a alunos da rede pública experiências únicas de intercâmbio e aprendizado na dança. Então, fico muito feliz com mais esse resultado que reconhece, de fato, os talentos da nossa terra”, afirmou Cícero Lucena.

A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, destacou o talento do aluno pessoense e o incentivo da Prefeitura com a arte e cultura. “Desde o início, nós vimos o Nicolas com um grande potencial, já que seus passos dançavam com muita leveza. Tenho certeza que cada movimento executado por ele contou a sua história com graça e emoção. Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com uma educação pública de qualidade, que valoriza o talento, investe em inclusão e proporciona experiências que transformam vidas.

Nicolas está aproveitando a oportunidade de estar em Moscou para conhecer os pontos turísticos e aprofundar seus conhecimentos na dança. O adolescente estudava na Escola de Ensino Fundamental Frei Albino, no bairro Jardim Oceania, e foi selecionado desde 2022 para estudar em Joinville. Atualmente, ele está no 3º ano da formação Bolshoi.

“Sou aluno da Escola de Teatro Bolshoi do Brasil e estou muito feliz e emocionado desde que eu soube que iria me apresentar na Rússia. Só tenho que agradecer ao prefeito Cícero Lucena, à secretária América Castro e a todos os meus professores. Estar aqui é a realização de um sonho e o início de uma trajetória como um grande bailarino”, disse Nicolas Keviny.

‘Gala Concerto’ – Neste sábado, a Escola de Teatro Bolshoi no Brasil celebra 25 anos com um concerto histórico na Rússia. O espetáculo será conduzido por dois nomes que simbolizam a união artística entre Brasil e Rússia: o mestre Vladimir Vasiliev, ícone consagrado como o Bailarino do Século XX pela Unesco e patrono fundador da escola brasileira; e a bailarina Amanda Gomes, formada pela instituição em Joinville e hoje primeira bailarina da Ópera de Kazan, condecorada com a ‘Ordem do Rio Branco’, a maior honraria concedida pelo Ministério das Relações Exteriores.