Orgulhosa, profissional agradece pela confiança, fala sobre desafios que terá pela frente e a importância da mulher em cargos de relevância no esporte brasileiro
O Esporte Clube Pinheiros trás uma novidade para essa temporada à beira de quadra: Daniela Berto, de 47 anos, é a auxiliar técnica da equipe adulta de vôlei. É a primeira mulher na história do Clube a assumir o cargo. A assistente chegou em janeiro deste ano depois de passagem pelo Paineiras do Morumby. Nesta temporada, assume um lugar no banco de reservas.
A carreira de Daniela com o voleibol, entretanto, é longa. Iniciou como jogadora e teve sucesso, passando primeiro pelas escolinhas de formação, para depois alcançar as seleções de base: Paulista e Brasileira. O primeiro ano como atleta adulta foi no BCN Guarujá, que posteriormente se mudou para a cidade de Osasco, para formar a primeira equipe da tradicional agremiação (Atual Osasco São Cristóvão Saúde).
Na equipe da grande São Paulo, alcançou o título do Campeonato Paulista. Depois, passou pelo UNIBAN, onde conquistou a Superliga Feminina na temporada 1998/99. Sua trajetória continua com passagens pelo Rexona e Brasil Telecon e São Caetano
Já como treinadora, iniciou depois depois do crescimento dos filhos, Ana Luiza Berto Arosti, que joga como levantadora no time de Osasco e na seleção brasileira sub-21, e Guilherme Berto Arosti, que é estudante do ensino médio. Daniela assumiu a equipe do São Bernardo em 2019, pouco antes da pandemia do Coronavírus. Depois, foi para o Paineiras do Morumby, onde ficou por quatro anos, disputando, inclusive, a Superliga C, antes de assumir o Pinheiros, nesta temporada.
“O trabalho com o Pinheiros vai além do time adulto. Sou coordenadora das categorias de base, dou clínicas de voleibol, além de campings de treinamento e ajudo na execução da Copa Pinheiros de voleibol, entre outras atividades”, detalhou a treinadora, antes de completar. “Adoro trabalhar com a formação e com o desenvolvimento das crianças. Temos três equipes de cada categoria, sendo o sub-17 com cinco times, que disputam a Liga Ipê, o SindiClubes e os campeonatos da Federação. Temos bastantes eventos para estar junto dos associados. São aproximadamente 350 atletas participando do voleibol do Pinheiros”, explicou Daniela.
Neste início da temporada, a auxiliar vê com grande responsabilidade a nova missão que lhe foi dada. “É uma grande responsabilidade ser auxiliar técnica da equipe adulta. Temos um grande desafio pela frente, que é fazer com que a equipe volte para a Superliga A, de onde nunca deveria ter saído. Fico feliz pela confiança que o Angelo Vercesi me passou, temos uma equipe que faz um trabalho super competente na base, mas não só ele, como todos os técnicos e diretores que me receberam super bem. O Angelo viu meus treinos e acompanhou alguns jogos antes de me convidar para estar junto no adulto”, comentou.
Daniela também falou sobre a ascensão de mulheres em cargos importantes no esporte. “Fico super orgulhosa quando uma mulher chega em um alto nível. Dizem que nós mulheres somos desunidas, mas nesse aspecto somos muito unidas, uma quer ajudar a outra. Existe um estigma de que principalmente no esporte as mulheres ficam nas categorias de base por serem mais pacientes com as crianças, mas a maioria quer chegar, quer estar numa equipe adulta. Ano que vem, pela regra da FIVB, vai passar a ser exigido uma mulher na comissão técnica das equipes adultas, mas temos que estar por merecimento e não por ser obrigatório. Fico feliz, pois conquistei o meu espaço pelo trabalho. Espero que cada vez mais tenham mulheres em cargos importantes e quem sabe um dia uma comandando uma equipe de Superliga e também numa Seleção de categorias maiores”, disse.
Por fim, Daniela Berto não deixou de agradecer ao Pinheiros. “Quero agradecer ao Pinheiros, o Presidente, ao Dininho e ao Angelo Vercesi e todos que confiaram no meu trabalho, pois me convidaram para vir para cá. Estou feliz de estar trabalhando num Clube tão grande e tão significativo no Esporte e de relevância Nacional. Estou feliz por ajudar o máximo que eu posso e ainda vamos realizar bastante coisas juntos”, finalizou.