João Pessoa será sede, pelo terceiro ano consecutivo, do NASA International Space Apps Challenge, uma maratona de desenvolvimento colaborativo, realizada simultaneamente em mais de 160 países.
O hackathon ocorre nos dias 3, 4, 5 e 9 de outubro de 2025, em formato híbrido (presencial e online), e é gratuito para participantes a partir de 12 anos.
O objetivo do evento é conectar pessoas para desenvolver soluções para desafios reais da Terra e do espaço, usando dados abertos da Agência Espacial Americana (NASA) e de agências espaciais parceiras.
LEIA TAMBÉM:
A edição de João Pessoa é liderada por Dani Bezerra, reconhecida pela NASA desde 2019. “Nosso objetivo é democratizar o acesso à ciência e à tecnologia, estimular a inovação, criando oportunidades para que jovens e adultos da Paraíba possam se conectar com uma rede global de inovação e até mesmo ver suas ideias ganharem o mundo”, destaca.
O evento reserva 50% das vagas para mulheres e estimula a participação de pessoas negras, indígenas, LGBTQIAPN+ e de comunidades periféricas.
Além disso, haverá mentorias com especialistas, workshops de preparação, acesso a dados de pesquisas da NASA e de mais 15 agências espaciais parceiras, e certificação internacional assinada por cientistas chefes da NASA.
Na edição de 2024, dois projetos de João Pessoa chegaram ao TOP 1.000 mundial, consolidando a cidade no ecossistema global da NASA.