NOTÍCIAS

Secretaria da Mulher realiza “Aulão Solidário” no Éden com aula de defesa pessoal e foco no Agosto Lilás – Agência de Notícias



29 de agosto de 2025

13:14

Por: Isabely Sette (supervisão de estágio: Rose Campos)

Fotos: Isabely Sete (programa de estágio)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher (Semul) e com a participação das Secretarias de Saúde (SES), Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e Ouvidora do Município, realizou, nesta quinta-feira (28), o “Aulão Solidário”, com aula gratuita de defesa pessoal instruída pelo guarda civil municipal Carlos Alberto de Carvalho. A ação fez alusão ao Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher.

Desta vez o projeto, que já foi realizado outras vezes, aconteceu na Avenida Pirelli com Rua Ernesto Zanon, 1.070, no Bairro Casa Grande, região do Éden. Participaram frequentadores do Chácara da Pessoa Idosa, que é coordenada pela munícipe Laudenir da Silva Jandoza – a dona Dê, da Pastoral do Idoso – e também dos grupos de caminhada de várias UBSs do município, além de moradores do bairro e frequentadores da Chácara, que funciona no local.

Durante a atividade, o público foi recebido com um café da manhã e pôde participar de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. Também foram distribuídas garrafinhas de água para os participantes se hidratarem enquanto realizavam a atividade física. A Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) também esteve presente e distribuiu mudas de plantas e árvores aos interessados e forneceu informações sobre o cultivo das mudas fornecidas.

Estiveram presentes a secretária da Mulher, Rosângela Perecini, e a coordenadora da Semul, Christina Palau, que ministrou as aulas de forró e de ginástica funcional.

Iracema da Silva, de 77 anos, e o marido, José Soares da Silva, de 88, foram dois dos participantes do “Aulão Solidário” e contaram animadamente sobre a experiência: “A gente já frequenta aqui desde o início desta chácara. Eu tinha muito problema de saúde, como artrose nas pernas, no joelho e tornozelo, quase não conseguia andar. Mas, chegando aqui, a gente vai pra lá e pra cá e se sentemelhor. Para nós, é uma bênção. Então, nós amamos muito este lugar e gostamos muito da atividade de hoje, que foi diferente. Amamos as pessoas e os coordenadores daqui, porque eles nos atendem de forma familiar. É um aconchego para nós”, relata Iracema.

“Iniciamos este projeto com o propósito de incentivar as pessoas, especialmente as mulheres, a adotarem uma atividade física, cuidando preventivamente da saúde. E estamos fazendo isso de forma itinerante, para que o projeto alcance o maior número de pessoas, em diferentes regiões da cidade. E hoje a edição do Aulão Solidário também trouxe orientações e práticas sobre defesa pessoal, como parte das ações do Agosto Lilás”, afirmou a secretária da Mulher.