NOTÍCIAS

Juiz da Corte Internacional de Justiça vai receber título de Doutor Honoris Causa da UFPB

arquivo pessoal

O Conselho Superior da Universidade Federal da Paraíba (CONSUNI) aprovou, nesta quinta-feira (28), por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor e jurista Leonardo Nemer Caldeira Brant, atual juiz da Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal órgão jurisdicional da Organização das Nações Unidas (ONU), sediado em Haia, na Holanda.

A solenidade de outorga está prevista para o final de outubro, quando o magistrado virá à Paraíba para participar de uma conferência no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em homenagem aos 160 anos de nascimento de Epitácio Pessoa, ex-presidente da República e primeiro brasileiro a ocupar assento na Corte Internacional.

Será a primeira vez que um juiz em exercício da CIJ visitará a Paraíba, fato considerado histórico e de grande simbolismo para a universidade e para a sociedade paraibana.

A proposta de concessão do título foi apresentada e subscrita por três professores da UFPB, que ressaltaram a relevância acadêmica, jurídica e institucional da trajetória de Leonardo Nemer.

O homenageado agradeceu a honraria. “Trata-se de uma honra de grande significado, que muito me sensibiliza e que recebo com alegria e gratidão. O vínculo histórico entre a Universidade Federal da Paraíba e o eminente jurista Epitácio Pessoa, que tanto admiro, dá um sentido ainda mais marcante, simbólico e denso a essa distinção que me é concedida”, comentou.

O juiz também adiantou que pretende ajustar sua agenda para estender a permanência no estado e melhor aproveitar a ocasião.