Vários fãs do influenciador Hytalo Santos se reuniram na porta do Presídio do Róger, em João Pessoa, na tarde desta quinta-feira (28), para aguardar a chegada do criador de conteúdo, que deve ser transferido para a unidade prisional ainda nesta quinta. Entre os presentes, estavam crianças, adolescentes e adultos, muitos segurando cartazes e demonstrando apoio a Hytalo, conhecido por produzir vídeos com coreografias ao lado de jovens.
Entre os apoiadores estava Simone Barbosa Ribeiro, auxiliar de serviços gerais, que afirmou acompanhar o trabalho de Hytalo há anos. Emocionada, ela expressou indignação com a prisão do influenciador.
“Eu tô aqui porque amo Hytalo e eu acho que está sendo muito injusto o que estão fazendo com ele, porque eu acompanho ele desde que Kamylinha tinha oito anos. Porque hoje estão julgando ele porque ajudou as crianças? Ajudou os pais? Eu estou aqui por ele. Por ele eu entraria ali e ficaria no lugar dele. Pagaria a pena por ele, sim!”, declarou.
Simone também demonstrou preocupação com o tratamento que Hytalo pode enfrentar no sistema prisional. Ela mesma já esteve privada de liberdade e acredita que o influenciador não está preparado para a realidade do cárcere.
“Só sabe o que é esse lugar aí quem já passou, e eu já passei. Eu sei o tratamento que é aí dentro”, comentou Simone.
Outro fã do influenciador, Josinaldo Sousa da Silva, marchante, percorreu cerca de 70 quilômetros desde a cidade de Itapororoca, no Litoral Norte paraibano, até a frente do presídio, apenas para prestar apoio.
“A gente assiste ele, somos fãs dele, e eu vejo que as mães das meninas acompanham quando estão sendo feitas as filmagens. Eu sou fã dele, ajuda o próximo, ele estava ajudando. É muito injusto fazer uma coisa dessa”, afirmou.
Prisão de Hytalo Santos
O influenciador Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, chegaram na tarde desta quinta-feira (28), em João Pessoa. Eles foram transferidos para a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, na capital paraibana, conhecida como presídio do Roger, em referência ao bairro onde está localizada. O casal entrou na unidade prisional no início da noite.
De acordo com as autoridades, o casal foi transferido por meio de voo comercial e as passagens dos presos foram compradas ainda na terça-feira (26), e uma equipe da Paraíba foi até São Paulo para buscar os influenciadores.
Os agentes saíram de João Pessoa por volta das 3h05 da madrugada e chegaram ao Aeroporto de Guarulhos por volta das 6h30. As despesas com as passagens foram custeadas pelo estado da Paraíba. A Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo foi responsável por transferir os presos até o aeroporto do estado, onde a equipe paraibana aguardou.
Os suspeitos passaram por exame de corpo de delito no Instituto de Polícia Científica (IPC) logo após chegar em João Pessoa, e, em seguida, foram encaminhados ao presídio do Roger.
LEIA TAMBÉM
Na terça-feira (26), a Justiça decidiu que Hytalo Santos e seu marido, Israel Vicente, seriam transferidos de avião da cidade de São Paulo para o Presídio do Róger. Antes da transferência, o casal estava preso no Centro de Detenção Provisória 1 (CDP-1) de Pinheiros, na Zona Oeste de São Paulo.
Hytalo e Euro respondem a processo da Justiça de Bayeux, na Grande João Pessoa. Eles são investigados por exploração sexual de menores de idade, trabalho infantil e tráfico humano em conteúdos produzidos para as redes sociais. A investigação é feita pelo Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) paraibano.
A transferência de Hytalo e de Euro foi determinada pela Justiça da Paraíba e confirmada pelo poder judiciário em São Paulo.
Quem é Hytalo Santos
O influenciador Hítalo José Santos Silva, mais conhecido como Hytalo Santos, de 28 anos, é natural de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Ele foi preso preventivamente nesta sexta-feira (15) em Carapicuíba, na Grande São Paulo, por suspeita de tráfico humano e exploração sexual infantil.
Hytalo ficou famoso na internet após começar a publicar vídeos no TikTok. O estilo do conteúdo dele é semelhante ao produzido por Carlinhos Maia, que também reúne várias pessoas em uma casa e compartilha a rotina delas.
Em suas redes sociais, Hytalo dizia: “Minha casa vive cheia, e minha família não é perfeita!”. Ele postava vídeos de dancinhas com meninas a quem ele chamava de “filhas” e meninos a quem ele chamava de “genros”.
Além disso, Hytalo gerenciava no Instagram um perfil de sorteio de prêmios com mais de 1,9 milhões de seguidores. Os prêmios variavam entre celulares e automóveis. A conta foi atualizada pela última vez há 8 semanas e permanecia no ar até a última atualização desta reportagem.
Hytalo e Israel se casaram em dezembro de 2023 e chamaram a atenção por darem iPhones 15 Pro Max de brinde aos convidados. O casamento custou em torno de R$ 4 milhões, segundo os influenciadores.
Desde a última sexta-feira (8), a conta de Hytalo no Instagram está fora do ar. O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes.
Até o Instagram de Hytalo sair do ar, ele tinha mais de 17 milhões de seguidores na plataforma e 2,4 milhões no TikTok. No YouTube, eram mais de 5 milhões de seguidores.