Ícone do site FM RURAL

Dois paraibanos serão ouvidos na CPMI do INSS no Congresso

divulgação

Os paraibanos Leonardo Gadelha (Podemos) e Leonardo Rolim estão na lista de convidados a depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. Os trabalhos foram iniciados no Congresso Nacional nesta terça-feira (26).

Suplente de deputado federal, Leonardo Gadelha presidiu o INSS entre os anos 2016 e 2017, no governo do ex-presidente Michel Temer. Já Leonardo Rolim foi presidente do órgão entre 2020 e 2021, na gestão de Jair Bolsonaro.

Além deles, foram chamados a colaborar com as investigações todos os ex-ministros da Previdência desde 2015, e outro ex-presidentes do INSS. O objetivo é que eles expliquem falhas na gestão e responsabilidades pelos descontos irregulares em benefícios.

Segundo o relator, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), os pedidos de convocação foram convertidos em convites, em busca de consenso. Caso os ministros não compareçam, eles serão convocados.

A CPMI terá 180 dias para concluir a investigação, que apura um prejuízo estimado em R$ 6,3 bilhões causado por fraudes em benefícios do INSS no período de 2019 até 2024.

Sair da versão mobile