Inspirado no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, a cidade de João Pessoa receberá uma Vila Paralímpica. Nessa sexta-feira (22), foi autorizada a licitação para a construção do equipamento, que terá um investimento de R$ 132 milhões.
Com a finalidade de propiciar a formação e a inclusão de paratletas, o projeto dará à capital paraibana o primeiro espaço destinado exclusivamente para pessoas com deficiência do Nordeste.
A Vila Paralímpica será construída no bairro do Cristo Redentor, na área em que estão localizadas duas importantes praças esportivas da cidade: o Estádio Almeidão e o Ginásio Ronaldão. O equipamento contará com piscinas aquecidas cobertas, pista de atletismo, áreas para salto em altura, salto à distância e lançamento de dardo, como também espaços que contemplem os paratletas de vôlei sentado, esgrima em cadeira de rodas, entre outros.
A proposta é criar um ambiente de treinamento acessível, moderno e capaz de revelar novos talentos para o paradesporto nacional. A expectativa é que a estrutura beneficie não apenas atletas da Paraíba, mas também de estados vizinhos, consolidando um novo polo regional.
Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba.