NOTÍCIAS

Artista indígena representante da etnia Xukuru concorre a prêmio nacional de arte contemporânea

Divulgação

A artista indígena contemporânea Juliana Xukuru, que é natural de Pesqueira, Agreste de Pernambuco, e radicada em João Pessoa, está entre as concorrentes ao Prêmio Pipa Online 2025, um dos mais importantes da arte brasileira.

LEIA TAMBÉM:

Juliana adota em seu nome a etnia Xukuru, de Pesqueira, no Vale do Ipojuca, a 215 km de Recife. A indicação reforça a presença de artistas indígenas no campo da arte contemporânea, ampliando espaços de visibilidade para as lutas dos povos originários. Segundo ela, a participação tem significado político e cultural.

“Para nós, artistas indígenas, sobretudo, mulheres, participar desse prêmio é muito importante porque dá visibilidade aos nossos povos indígenas da região Nordeste que, por muito tempo, foram invisibilizados, inclusive pelos próprios livros de História”, comenta a artista.

Divulgação

Caso seja contemplada, a artista pretende destinar o valor da premiação a projetos culturais voltados para mulheres indígenas em seu território. “[O prêmio] vai todo para as mulheres indígenas no meu território para a gente trabalhar projetos culturais. Mais um motivo para que as pessoas possam votar na Juliana Xukuru e também nos povos indígenas da Paraíba que eu também represento”, acrescenta.

Juliana Xukuru é representante dos povos indígenas na Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC), vinculada ao Ministério da Cultura, possui mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi contemplada com a Bolsa de Residência Artística França–Brasil em 2024.