Artesãos de Ubatuba já podem se inscrever para a Mostra do V Saberes Artesanais, iniciativa que reúne produções de artesãos e artesãs do Litoral Norte de São Paulo. O evento é parte integrante do projeto cultural, que chega à sua quinta edição, com uma programação composta por oficinas, vivências e exposições gratuitas, e acontece de 19 de setembro a 12 de outubro.
A Mostra foi contemplada com recursos da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), no valor de R$ 30 mil, por meio do Edital de Fomento à Cultura, e acontecerá no prédio histórico do Museu Washington de Oliveira (Cadeia Velha), espaço cedido pela Fundação.
Podem participar artesãos e artesãs que residam no Litoral Norte e que desenvolvam produções que se enquadrem na Base Conceitual do Artesanato, contemplando técnicas tradicionais e contemporâneas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas online até o dia 5 de setembro pelo link: linktr.ee/saberesartesanais.
A Mostra tem como objetivo valorizar os saberes e fazeres artesanais da região, promovendo o encontro entre mestres e aprendizes e fortalecendo a rede de artesãos locais.
A realização conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
O que é considerado artesanato
De acordo com a Base Conceitual do Artesanato, são consideradas artesanais as produções que resultam da transformação de matérias-primas em estado natural ou manufaturado, por meio de técnicas de produção manual que expressem criatividade, identidade cultural, habilidade e qualidade.
Sobre o projeto Saberes Artesanais
O projeto Saberes Artesanais atua há cinco edições no Litoral Norte, desde 2019, realizando ações de pesquisa, registro e difusão do trabalho de artesãos de comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e povos originários, além de artistas que desenvolvem técnicas que dialogam com a contemporaneidade.
Desde sua criação, a iniciativa busca coordenar e promover atividades que ampliem a valorização cultural, profissional, social e econômica do artesão da região. A cada edição, o projeto reúne diferentes linguagens, aproximando o público do universo do artesanato por meio de exposições, comercialização de peças e intercâmbio de saberes.