NOTÍCIAS

Prefeitura de Sorocaba proporciona formação específica para cerca de 1.800 auxiliares de educação das creches que integram a rede municipal de ensino



13 de agosto de 2025

9:43

Por: Rose Campos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), proporcionou aos aproximadamente 1.800 auxiliares de educação, que atuam nas 103 creches da rede municipal de ensino, uma formação específica para esses profissionais, durante esta segunda-feira (11), com o tema “O Bem-Estar Emocional no Cotidiano Escolar”.

Com o objetivo de facilitar o acesso dos profissionais à formação, a atividade foi realizada de forma remota e online, estendendo-se durante os períodos de manhã e tarde, contando com a participação da palestrante convidada, a neuropsicopedagoga Lucineia Baccaro, e mediação dos servidores Murilo Brizola, que é apoio técnico pedagógico e Maria Clarke, chefe de Seção da Educação Infantil, da Sedu, sendo responsáveis pelo chat Maria Clarke e Nídia Dessordi.

A ação foi dirigida a auxiliares de educação e agentes infantis da rede municipal de Sorocaba, tendo como objetivo promover uma reflexão coletiva sobre o bem-estar emocional dos profissionais da educação, oferecendo caminhos para lidar de forma saudável com as adversidades do cotidiano. O roteiro da formação abordou, ainda, tópicos como: abordagem a partir da pergunta disparadora; Reflexões sobre os impactos emocionais no ambiente escolar; Estratégias práticas de autocuidado e manejo das emoções; e Relação entre bem-estar pessoal e qualidade das interações no ambiente educativo.

Também foi proporcionado um espaço para que os participantes compartilhassem suas dúvidas, reflexões e comentários, compartilhando suas experiências.

“A intenção da nossa conversa hoje é voltarmos o olhar para algo essencial na nossa prática: o bem-estar emocional. Vamos refletir juntos sobre como podemos cuidar de nós mesmos ao enfrentarmos os desafios diários, para que eles não se tornem sobrecargas emocionais”, observou Murilo, referindo-se a um aspecto importante na valorização do papel dos auxiliares da rede municipal.

“A formação continuada para auxiliares de educação que atuam em creches, com foco no bem-estar emocional no cotidiano escolar, é essencial para fortalecer práticas de acolhimento e cuidado. Ao aprofundar conhecimentos sobre desenvolvimento socioemocional e estratégias de mediação, esses profissionais tornam-se mais aptos a reconhecer e responder às necessidades emocionais das crianças, contribuindo para um ambiente harmonioso, seguro e propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral”, relatou a coordenadora administrativa Izaura Mendes.

“Estou muito satisfeita com a formação e acredito que todos precisamos conhecer mais sobre esse assunto, afinal, vivemos em um mundo digital e tão agitado, que nem sempre conseguimos parar para pensar sobre nós mesmos. A fala sobre o exercício da gratidão foi essencial na formação e é uma ferramenta muito importante para o nosso dia a dia, sempre muito desafiador. Essas formações contribuem para superarmos as demandas e desafios diários, com a consciência de que estamos todos evoluindo e aprendendo diariamente”, concluiu a chefe de Seção da Sedu, Maria Maia.