Ícone do site FM RURAL

Funjope se reúne com representação do MinC e se prepara para encontro nacional dos pontos de cultura

O diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves, participou, nesta terça-feira (12), de uma reunião com o escritório de representação do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Cultura da Paraíba (Secult) e representantes do Comitê Estadual de Pontos de Cultura. O objetivo foi iniciar o planejamento da Teia Estadual, um encontro dos pontos de cultura, que deve acontecer até dezembro de 2025, e será uma preparação da Paraíba para participar da Teia Nacional, que acontece em março de 2026, no Espírito Santo.

“Muito importante essa nossa reunião entre várias instituições e gestões com foco no fortalecimento dos Pontos e Pontões de Cultura. Nós temos uma nova realidade dos Pontos de Cultura a partir da Política Nacional Aldir Blanc e Cultura Viva. Temos uma política estruturante que está em curso e tem como protagonista o Ministério da Cultura. A Funjope tem uma parceria de diálogo com o escritório do MinC na Paraíba e vamos trabalhar intensamente para estimular os Pontos e Pontões de Cultura”, declarou Marcus Alves.

Esse grupo volta a se reunir no dia 3 de setembro, já com algumas providências tomadas, como a convocação, a formação do comitê e para planejar, efetivamente, a formação da teia estadual que vai reunir, em dezembro, em torno de 600 pessoas, membros dos pontos de cultura da Paraíba.

Rejane Nóbrega, representante do MinC na Paraíba, explicou que esta primeira reunião funcionou como um alinhamento das gestões, tanto a estadual quanto as municipais – João Pessoa e Campina Grande – tendo em vista a organização das teias municipais e dos fóruns Cultura Viva, na perspectiva de ter a participação da Paraíba na Teia Nacional.

“Tivemos essa primeira reunião com os parceiros e foi muito resolutiva. Fizemos um alinhamento do que seria essa organização dos fóruns. Esses fóruns são para eleger os representantes que vão concorrer a uma vaga na comissão nacional dos pontos de cultura que têm um grande papel nessa política nacional que é a Cultura Viva. A Comissão é quem faz a certificação dos pontos de cultura e os fóruns são para discutir a representação da sociedade civil no fórum estadual e depois o nacional. As teias são o grande encontro dos pontos de cultura”, explicou.

Alice Monteiro Lima, coordenadora do Pontão Paraíba Cultura Viva, também comentou o encontro. “Na reunião, falamos sobre as deliberações enquanto a criação de uma comissão organizadora da Teia, que será composta pelos entes que participaram do encontro, e a Teia será convocada pelo Fórum Estadual dos Pontos de Cultura”. Ela acrescentou que a Teia Estadual é uma etapa da Teia Nacional, que acontece no mês de março. A reunião foi para discutir a organização da etapa estadual.

“A importância desse momento foi estar com os principais gestores das maiores redes de pontos de cultura da Paraíba que são o Governo do Estado, Funjope e Secretaria de Cultura de Campina Grande, além da Secretaria de Cultura de Cabedelo e o Fórum de Gestores de Cultura. Isso faz com que a gente consiga, a partir daí, criar um comitê gestor de gestão compartilhada de cultura viva na Paraíba”, acrescentou.

Sair da versão mobile