Ícone do site FM RURAL

Os Dominos estão todos mortos. Derek é o único sobrevivente

Foto/Reprodução.

A morte do pianista americano Bobby Whitlock é uma notícia para a qual pouca gente presta atenção. Mas ele está associado a um capítulo importante do rock.

A morte de Bobby Whitlock foi discretamente anunciada pela família dele numa nota nas redes sociais neste domingo, 10 de agosto de 2025.

Nascido em 1948, Bobby Whitlock estava com 77 anos. Quem já ouvia o rock anglo-americano do início da década de 1970 sabe muito bem quem foi ele.

Bobby Whitlock foi notado por sua presença ao lado do casal de artistas Delaney & Bonnie Bramlett. Depois, Delaney & Bonnie & Friends.

Entre os “friends”, havia o beatle George Harrison e o guitarrista Eric Clapton. Todos ainda muito jovens. Bobby Whitlock também estava lá com seu piano.

Foi dessa reunião de amigos em torno de Delaney & Bonnie, que têm um incrível disco ao vivo, que Eric Clapton tirou a ideia de formar uma nova banda.

O ano era 1970. Eric Clapton tinha somente 25 anos e já fora chamado de “Deus” – “Clapton is God” – nas pichações nos muros e paredes de Londres.

No novo grupo, Eric Clapton, que passara pelos Yardbirds, pelos Bluesbreakers, pelo Cream, pelo Blind Faith e iniciava carreira solo, resolveu mudar de nome. Virou Derek.

Foi aí que nasceu o grupo Derek and The Dominos. Eric Clapton mais um quarteto de músicos. Um grupo que teve vida curta, mas produziu um álbum antológico.

Derek and The Dominos tinha Eric Clapton na guitarra, Duane Allman na guitarra, Bobby Withlock no piano, Carl Radle no baixo e Jim Gordon na bateria.

Foto/Reprodução.

Eles foram para o estúdio e gravaram o disco Layla and Other Assorted Love Songs. Um álbum-duplo com forte pegada bluesy que virou um clássico do rock.

Eric Clapton estava perdidamente apaixonado por Pattie Boyd, mulhor de George Harrison, seu mehor amigo, e fez Layla como uma sofrida declaração de amor.

A canção Layla, que até hoje está no repertório dos shows de Eric Clapton, tem uma segunda parte ao piano, e quem toca o instrumento é Bobby Whitlock.

Durante as gravações do álbum, Jimi Hendrix morreu, e, em sua homenagem, o grupo dicidiu gravar Little Wing, uma das canções mais bonitas do guitarrista.

A presença de Bobby Whitlock em Layla não se limita ao seu piano. Ele divide vocais com Eric Clapton e também a autoria de seis das músicas do álbum.

Bobby Whitlock era músico de sessão e aparece no All Things Must Pass e no Living inThe Material World, os melhores álbuns de George Harrison, bem como no disco duplo Exile on Main Street, dos Rolling Stones.

O Derek and The Dominos ainda gravou um álbum ao vivo, mas teve vida curtíssima. Duane Allman morreu em 1971 num acidente de moto. Tinha apenas 24 anos.

O álcool e as drogas mataram o baixista Carl Radle em 1980, aos 37 anos. Esquizofrênico não diagnosticado, o baterista Jim Gordon matou a própria mãe, passou quase 20 anos preso e morreu em 2023 aos 77 anos. Agora, morre Bobby Whitlock.

Os Dominos, portanto, estão todos mortos. Derek permanece vivo. Ou melhor, Eric Clapton. Aos 80 anos, ele é um dos maiores guitarristas de todos os tempos, segue gravando e fazendo shows e tem a saúde fragilizada pela neuropatia periférica.

A neuropatia periférica de Eric Clapton é resultado do excesso de álcool que consumiu. Hoje, está “limpo”. Drogas, não mais. Nem as lícitas, muito menos as ilícitas.

Sair da versão mobile