NOTÍCIAS

Com Petrúcio Ferreira, CPB convoca quatro paraibanos para o Mundial de Atletismo Paralímpico 2026

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convocou os atletas que vão representar o Brasil no Mundial Paralímpico de Atletismo 2026. Entre os nomes selecionados, estão quatro paraibanos, com destaque para Petrúcio Ferreira. A competição em questão vai acontecer em Nova Déli, na Índia.

Petrúcio Ferreira é tetracampeão mundial. Reuters

Além de Petrúcio Ferreira, os paraibanos que vão representar o Brasil na disputa são: Cícero Nobre, Joeferson Marinho e Maurinaldo Dos Santos.

Petrúcio é tetracampeão mundial, além de tricampeão paralímpico da categoria T47. O velocista é natural de São José do Brejo do Cruz.

Cícero Nobre é outro campeão mundial convocado. O paraibano natural de Aguiar ficou com a medalha de ouro da disputa, na classe F57, em duas ocasiões: Kobe 2024 e Dubai 2019.

Cícero Nobre foi convocado para o Mundial de Atletismo Paralímpico 2026. Alexandre Schneider / CPB

Quem busca subir ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez no Mundial é Joeferson Marinho. O pessoense ficou com a prata em Dubai 2019, além de ter repetido o feito nas Paralimpíadas de Paris 2024, na classe T12.

A Paraíba também está representada na categoria de atletas-guia por Maurinaldo Dos Santos.

Joeferson Marinho foi prata no Mundial de Kobe. Marcello Zambrana/CPB

Paraibanos no Mundial de Atletismo Paralímpico 2026

  • Cícero Nobre | Lançamento de dardo | Categoria F57
  • Joeferson Marinho | 100m rasos | Categoria T12
  • Maurinaldo Dos Santos | Atleta-guia
  • Petrúcio Ferreira | 100m rasos | Categoria T47

O que faz um atleta-guia?

Maurinaldo Dos Santos foi convocado como atleta-guia. Mas, afinal, qual é a sua função? O Jornal da Paraíba te explica.

O atleta-guia é responsável por acompanhar e guiar atletas com deficiência visual. No entanto, não são todas as categorias que permitem a sua presença.

Os pertencentes às classes T11 e T12 contam com a presença de um atleta-guia. Nas disputas das provas de 5.000m, 10.000m ou maratona, os atletas dessas categorias podem ser auxiliados até por dois guias durante o percurso. Não simultaneamente. A troca é feita durante a realização da prova.

Na categoria T11, a presença do atleta-guia acontece por meio de um cordão de ligação ao lado do corredor. No salto em distância, esse auxílio acontece por meio de um apoio.

Na categoria T12, o atleta-guia ou o apoio são opcionais no salto. A classe T13, por sua vez, não permite nenhuma das duas opções.

Mundial de Atletismo Paralímpico 2026

A competição vai acontecer em Nova Déli, na Índia. O Mundial de Atletismo Paralímpico 2026 está programado para acontecer entre os dias 27 de setembro e 5 de outubro.

A edição de 2026 marca a 12ª participação brasileira em uma competição mundial da modalidade. A melhor campanha do Brasil na disputa aconteceu em Japão 2024, quando a Seleção Brasileira terminou na segunda posição do quadro geral de medalhas, tendo conquistado 19 ouros, 12 pratas e 11 bronzes. A China ficou com o primeiro lugar da ocasião.

Leia mais notícias do esporte no Jornal da Paraíba