NOTÍCIAS

SSP, Detran e forças de segurança debatem incluir contatos de emergência nos sistemas da segurança pública

Foto: Divulgação / SSP

Com o objetivo de aprimorar o acesso dos agentes das forças de segurança aos contatos de familiares de cidadãos que se encontram na condição de vítimas ou em detenção, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) reuniu, na tarde desta terça-feira, 5, em Florianópolis, representantes das polícias Militar, Civil e Científica, além do Corpo de Bombeiros Militar e do Detran. Segundo o secretário da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, o encontro marcou o início de um diálogo conjunto para desenvolver mecanismos que facilitem o trabalho dos agentes e garantam mais agilidade no processo de comunicação com a sociedade.

“Neste primeiro encontro, introduzimos o assunto aos pontos focais de cada instituição de forma que sejam produzidas propostas voltadas a assegurar a comunicação efetiva em casos de prisões e no atendimento a vítimas. Essas propostas serão discutidas em uma nova reunião que ocorrerá na próxima semana e, posteriormente, apresentadas aos líderes das forças de segurança e ao conselho do Sistema Integrado de Segurança Pública (SISP) para avaliação e possível implementação. Inicialmente, há a certeza de que faremos alterações ainda neste ano”, afirmou o secretário.

Entre os avanços, está a possibilidade de inserir um contato de emergência no cadastro para confecção da carteira de identidade e no ato de preenchimento de boletim de ocorrência digital, além da criação de um ambiente virtual destinado ao preenchimento voluntário por parte do cidadão. Também se estuda a inclusão de um campo específico no cadastro para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), proposta que poderá ser apresentada ao órgão nacional de trânsito por meio do Detran catarinense.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Segurança Pública
Contato: (48)3665-8393 | [email protected]