O mês de agosto chega e, com ele, a realização do Agosto Dourado: uma campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, realizada pelo Comitê Primeira Infância de Ubatuba – um grupo intersetorial formado por segmentos importantes, com Educação, Saúde e Assistência Social.
O destaque da programação será a ação central, marcada para o dia 30 de agosto, às 9h, na Praça 13 de Maio. O evento contará com tendas, rodas de conversa e palestras com profissionais de enfermagem, nutrição, fonoaudiologia e odontologia. Também estão previstas intervenções culturais e ações de acolhimento voltadas às famílias.
Além da atividade na Praça 13 de Maio, a campanha contará com ações descentralizadas em diferentes regiões da cidade. Ao longo do mês, serão realizadas formações, rodas de conversa em unidades escolares e de Saúde, bem como atividades educativas com foco na primeira infância.
Entre os temas abordados estão o incentivo ao aleitamento materno, a orientação sobre saúde bucal e dentição, o combate à prescrição precoce de fórmulas infantis e a importância do acolhimento das mães nos ambientes escolares.
Cinco escolas da rede municipal receberão rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas: a CEI Monique Muniz (região oeste), a EMEI Professora Alba Regina Torraque (norte), a EMEI Ana Paula (sul), a CEI Cursino (centro-sul) e a CEI Tia Helo (região central). “A realização de ações no Agosto Dourado é fundamental para reforçar a importância da amamentação como um direito de toda criança e um compromisso coletivo com a saúde na primeira infância”, destacou a responsável pelo Comitê da Primeira Infância, Roc Sane Nassa.
A campanha do Agosto Dourado em Ubatuba faz parte de uma ação intersetorial, envolvendo diferentes áreas da gestão pública, com foco na promoção da Saúde e do cuidado na primeira infância.