NOTÍCIAS

o que são, como prevenir e onde se vacinar em João Pessoa

Freepik

As hepatites virais causam cerca de 1,4 milhão de mortes por ano em todo o mundo. Elas são infecções que afetam o fígado, provocando alterações que vão de leves a graves. Os sintomas mais comuns incluem cansaço, febre, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal e olhos amarelados.

O Ministério da Saúde do Brasil classifica a doença como um grave problema de saúde pública. As infecções mais frequentes no país são causadas pelos vírus A, B e C. Na região Norte, também há registro da hepatite D, enquanto a hepatite E é menos comum no país, sendo mais encontrada na África e na Ásia.

Dados da Vigilância Epidemiológica (Viep) de João Pessoa mostram que, somente em 2025, já foram identificados 66 novos casos de hepatites virais, com predominância dos tipos C (28 casos) e B (25 casos).

O Jornal da Paraíba explica como as hepatites virais são transmitidas, como se prevenir, quais os tratamentos disponíveis e onde se vacinar em João Pessoa.

Como ocorre a transmissão das hepatites virais?

A médica Júlia Falcão, do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria Municipal de Saúde, explica os diferentes modos de transmissão:

  • Hepatite A: fecal-oral, por ingestão de água ou alimentos contaminados.
  • Hepatites B e C: via sexual, compartilhamento de agulhas, materiais perfurocortantes e transmissão vertical (de mãe para filho).

Como se prevenir das hepatites?

Cada tipo de hepatite tem formas específicas de prevenção. No caso da hepatite A, é necessário manter hábitos de higiene e ter atenção à procedência dos alimentos. Já no caso das hepatites B e C é importante ficar atento ao uso de preservativos em todas as relações sexuais, inclusive com brinquedos sexuais, e evitar o compartilhamento de objetos cortantes ou agulhas.

A médica Júlia Falcão também reforça a importância de realizar testes periódicos e manter o cartão de vacinação atualizado.

Onde fazer o teste para hepatites virais em João Pessoa?

A população pode realizar testes rápidos para hepatites B e C gratuitamente na Rede Municipal de Saúde, disponíveis nas Unidades de Saúde da Família (USF) e no Serviço de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA). O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (com intervalo para almoço).

O Serviço Especializado é realizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. O telefone para contato é: (83) 3213-7592.

Qual é o esquema vacinal contra hepatite?

(Foto: Leonardo Silva/Arquivo). (Foto: Leonardo Silva/Arquivo)

As vacinas contra as hepatites A e B são oferecidas gratuitamente na rede do SUS e são aplicados ainda na infância. A vacina que protege contra a hepatite A deve ser ministrada em dose única, aos 1 ano e 3 meses de idade.

Já a vacina contra a hepatite B é ofertada no nascimento, junto com a BCG. Depois, ela está incluída dentro da pentavalente, que é ofertada com 2 meses, 4 meses e 6 meses.

Quem não foi imunizado contra a hepatite B quando criança pode tomar a vacina em qualquer momento da vida, uma vez que ela é disponibilizada para toda a população em um esquema de três doses, sendo o primeiro reforço após 30 dias e o segundo, após seis meses.

Apesar de a hepatite C não ter vacina que confira proteção, há tratamento com mais de 95% de chances de cura, se feito corretamente. Em João Pessoa, esse tratamento é feito no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), por meio de encaminhamento dado pelo serviço onde foi feito o teste de detecção.

Onde se vacinar contra hepatites em João Pessoa?

Unidades de Saúde da Família (USFs)

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha.
  • Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

USF Integrada Cruz das Armas

  • Vacinação contra Covid-19 de crianças menores de 5 anos e grupos prioritários, além de todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha.
  • Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h

Policlínicas Municipais (exceto Idoso)

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha.
  • Horário: 8h às 16h

Centro Municipal de Imunização

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha.
  • Horário: 8h às 16h

Home Center Ferreira Costa

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha (exceção da dengue).
  • Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (aos sábados)

Shopping Sul

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha (exceção da dengue).
  • Horário: 12h às 21h (segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (aos sábados)

Shopping Tambiá

  • Todas as vacinas do calendário de rotina e vacinas de campanha (exceção da dengue).
  • Horário: 12h às 20h (segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (aos sábados)

Vacinação domiciliar

Para ter acesso à vacinação domiciliar, o cidadão deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. A vacinação nas residências é destinada às pessoas acamadas (restritas ao leito).