NOTÍCIAS

Educação ambiental marca a Semana do Manguezal com trilhas, palestras e ações de reflorestamento

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa está apoiando, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Associação de Sustentabilidade dos Pescadores, Ambientalistas e Moradores da Praia de Jacarapé (Aspamja), a programação de educação ambiental durante a Semana do Manguezal, que está acontecendo em Jacarapé até sábado (26).

As atividades têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos ecossistemas costeiros, com foco no manguezal da região Sul da Capital.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações reforçam o compromisso da Semam em apoiar iniciativas de conscientização ambiental. “Entendemos que não se faz nada sozinho – e a Semam tem também o compromisso de apoiar as organizações do terceiro setor em suas mobilizações”, ressaltou.

A programação inclui trilhas ecológicas, atividades de reflorestamento, palestras educativas e um passeio de caiaque pelo mangue. As atividades começaram na quarta-feira (23), com trilha contemplativa, plantio de mudas e palestra sobre a fauna do mangue, com participação especial da Escola Municipal Antônio S. Coelho.

Nesta quinta-feira (24), às 18h30, o médico Antônio Almeida ministra uma palestra sobre a relação entre o meio ambiente e a saúde do coração, destacando como a preservação ambiental impacta diretamente na qualidade de vida da população. A palestra será ministrada na sede da Aspamjpa, na Rua Manoel Candido Soares,1311 , no bairor de Jacarapé.

Na sexta-feira (25), as ações de reflorestamento e trilha ambiental continuam, com presença da Escola Municipal José Américo, também às 8h30, na sede da Aspamja.

O evento será encerrado no sábado (26), com um passeio de caiaque pelo manguezal, com saída às 9h. O ponto de encontro será no Restaurante Jacarapé.

A Semana do Manguezal em Jacarapé é organizada pela Aspamja – e conta com o apoio da Semam, UFPB/COEP, Instituto Viravida Pina e outras instituições parceiras comprometidas com a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.