NOTÍCIAS

Ex-ministro paraibano chama tarifa de Trump de ‘estupidez’ e prega cautela a Lula: “Falar menos”

Maílson da Nóbrega em entrevista na Rádio CBN. Reprodução CBN

O ex-ministro da Fazenda, Mailson da Nóbrega, disse nesta sexta-feira (11), que o presidente Lula deve ‘falar menos’ ao reagir à tarifa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao Brasil. Ele chamou de ‘estúpida’ a medida do americano, mas disse que o Brasil deve adotar um comportamento adequado.

Na avaliação de Mailson, apesar do teor político em defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parte da tarifa anunciada por Trump deve ser atribuída ao comportamento do Brasil na reunião dos Brics – a cúpula de países emergentes – em que Lula defendeu a criação de uma moeda comum para substituir o dólar.

“O presidente Lula faria muito bem ao Brasil se ficasse calado nesse momento. Realçar o mal para a economia brasileira, sim, mas não chamar o Trump de irresponsável, nem Janja falar mal do presidente americano, pois você está lidando com um grupo chefiado por um megalomaníaco”, disse.

De acordo com Mailson, a ideia do Brasil de “destronar” uma moeda dominante, como o dólar, poderia ser ruim para o Brasil. Além disso, o melhor caminho para o país no confronto com Trump é o pragmatismo. “A ideia da retaliação deve ser a menos adotada, porque se o Brasil começar a retaliar, ele vai passar a tarifa para 100, então a melhor saída é tentar os canais diplomáticos”, afirmou.

Ouça a entrevista aqui na íntegra