ESPORTES

Marreco e Grêmio implantam núcleo de captação de atletas em Francisco Beltrão – LNF

Parceria Marreco e Grêmio firmada | Foto: Assessoria Marreco

O Marreco firmou uma inédita parceria com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense para revolucionar o sistema de captação de atletas para o futebol no Paraná.

Na sexta-feira, 27 de junho, esteve em Francisco Beltrão o Sr. Paulo Araújo, Coordenador de Captação do Tricolor Gaúcho há 24 anos, para oficializar a implantação do primeiro Núcleo de Captação de Atletas do Grêmio no Estado do Paraná.

“A gente fica muito feliz em somar as forças das nossas categorias de base no futsal com a tradição do Grêmio no futebol, são dois gigantes do esporte que se juntam para fortalecer o processo de formação de atletas. Tudo isso vai oportunizar a todos os jovens talentos a possibilidade de serem avaliados e preparados para o futebol. A partir de agora, o Marreco será um dos principais canais para um atleta do Paraná poder jogar futuramente no Grêmio, através da avaliação do nosso Núcleo de Captação em Francisco Beltrão”, afirma Lavarda.

“Grandes jogadores da Seleção Brasileira de futebol começaram no futsal, temos esse exemplo mais recente do Gustavinho, que rendeu milhões ao Grêmio, que era um atleta de base de futsal e que se adaptou muito bem ao futebol, e hoje está jogando na Inglaterra. Esperamos que a gente possa revelar muitos atletas de Francisco Beltrão e região que estejam na base do Marreco”, comenta Paulo, que firmou a parceria com o presidente do Marreco, Luiz Sérgio Lavarda.

A partir de agora, haverá um período de capacitação de todos os profissionais envolvidos, com o objetivo de alinhamento das diretrizes para o início das atividades, que devem começar em torno de 60 dias.

CATEGORIAS DE BASE

O Marreco Esporte Clube, acredita que a partir do entendimento de como o esporte está diretamente ligado a educação, a saúde e ao desenvolvimento humano em seus diversos domínios, investe no esporte como expressão esportiva, cultural, de lazer e entretenimento, enfatizando a inclusão social, gerando mais saúde e qualidade de vida a todos os beneficiários e demais envolvidos.

A base do Marreco conta atualmente com aproximadamente 800 atletas nos projetos sociais e de rendimento nas modalidades de futsal, basquete e voleibol, oportunizando as crianças e jovens o acesso a prática esportiva em um ambiente comprometido com o processo de ensino-aprendizagem. “O clube participa do estadual de base nas três modalidades. Não se trata apenas de um projeto esportivo, algo que vai muito além disso, é um trabalho de promover a cidadania, dar oportunidade para essas crianças e repassar valores importantes que só esporte proporciona”, complementa o presidente do Marreco.

O QUE É UM NÚCLEO?

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense aprimora constantemente sua rede de observação e com o objetivo de aproximar o clube em regiões estratégicas do país, implementou seus Núcleos de Captação de Atletas para aprimorar a metodologia na avaliação de atletas. Cada núcleo funciona da seguinte forma: realiza avaliações em um raio estipulado de 200 quilômetros; os atletas selecionados entram em um programa de treinamento com base metodológica do Grêmio; o núcleo e o setor de avaliação da base elegem uma data para visitação do observador técnico do clube; é realizada uma avaliação por meio de jogos ou treinos; ao término da avaliação, o observador informa os direcionamentos adotados para cada atleta (aprovado ou não para período de teste no Centro de Formação e Treinamento Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul).

Atualmente, o Grêmio trabalha com 15 Núcleos de Captação nas seguintes cidades: Agudo (RS), Pelotas (RS), Vacaria (RS), Serafina Correa (RS), Tubarão (SC), Praia Grande (SP), Cabo Frio (RJ), Sinop (MT), Paripueira (AL), João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE), Imperatriz (MA) e Panamá e outro nos Estados Unidos.

“O Grêmio ainda está em processo de implantação de outros núcleos, mas esse do Marreco em Francisco Beltrão vai ser o primeiro no Paraná. Essa região é muito rica de atletas, de jogadores-raiz, com muita potência e força física, precisamos explorar melhor”, complementa Paulo.