NOTÍCIAS

Relembre a carreira de Edinanci Silva, ex-judoca que entrou para o Hall da Fama do COB

Na última terça-feira (13), o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB) ganhou novos membros históricos do esporte brasileiro. Além da ginasta Daiane dos Santos e do tenista Gustavo Kuerten, o Guga, a judoca paraiba Edinanci Silva foi condecorada com a mais alta honraria do desporto nacional.

+ Edinanci comenta preconceito durante carreira: “Hoje, com mais maturidade, consigo ter essa visão”

Edinanci Silva entrou para o Hall da Fama do esporte olímpico brasileiro. (Foto: Alexandre Loureiro/COB)

Edinanci Silva tornou-se a quinta judoca a integrar o Hall da Fama do Comitê Olímpico do Brasil (COB), ao lado de grandes nomes da modalidade, como Chiaki Ishii, Aurélio Miguel, Rogério Sampaio e Walter Carmona.

Natural da Paraíba, ela iniciou sua trajetória no judô aos 15 anos por recomendação médica, e rapidamente se destacou como uma das principais representantes da categoria meio-pesado (-78kg).

“Eu nunca pratiquei judô para ter reconhecimento. Todas as vezes que eu fui para uma competição, fui em busca de um bom resultado e com o objetivo de ter recurso financeiro. Vendo tudo isso acontecendo na minha vida agora, eu vejo a importância do que eu construí para o judô brasileiro. Eu nem imaginava chegar a ser campeã brasileira. Graças a Deus, isso aqui fecha completamente o que eu esperava na minha carreira como atleta”, disse ao ge.

Edinanci fez história ao se tornar a primeira mulher brasileira a participar de quatro edições dos Jogos Olímpicos: Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004 e Pequim 2008.

Entre suas principais conquistas estão duas medalhas de bronze nos Campeonatos Mundiais de Judô — em Paris 1997 e Osaka 2003 — e duas medalhas de ouro nos Jogos Pan-americanos, conquistadas em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007.

Leia mais notícias do esporte paraibano no Jornal da Paraíba