ESPORTES

Cirurgia no joelho do artilheiro Ronald, do Marreco, foi um sucesso – LNF

• Francisco Beltrão | PR

Médico ortopedista Ricardo Lass, junto com o pivô Ronald e o fisioterapeuta Fabiano Girardi, no momento de preparação antes da cirurgia no jogador do Marreco, que volta a jogar somente em 2026.
| Foto: Assessoria Marreco

Na manhã de segunda-feira, 12, o pivô Ronald, do Marreco Futsal, passou por uma cirurgia no joelho, devido à lesão de LCA (Ligamento Cruzado Anterior), na Policlínica São Vicente de Paula, em Francisco Beltrão. O médico ortopedista Ricardo Lass, especialista em joelho, realizou o procedimento cirúrgico, que foi um sucesso. O fisioterapeuta do Marreco, Fabiano Girardi, acompanhou a cirurgia, assim como todo o trabalho pré-operatório, que teve duração de cerca de 20 dias.

“A cirurgia do Ronald foi tudo bem, foi realizado o ligamento cruzado anterior (LCA) e foi feito um reforço com outro ligamento da região anterolateral (LAL) do joelho, foi tudo conforme o previsto. Agora é focar na recuperação do atleta”, comenta Ricardo Lass, que faz parte da equipe de médicos do COB (Centro de Ortopedia Beltronense).

“O Ronald teve um entorse no joelho no jogo contra o Joaçaba, na estreia da Liga Nacional, infelizmente constatou a lesão de LCA. Desde então, a gente vem realizando o pré-operatório, ou seja, preparando ele para a cirurgia, um tempo de quase três semanas, pra auxiliar no controle da dor, no controle do edema, restaurando a função do joelho com os movimentos, pra ganhar flexão e extensão, ativando bastante a parte muscular, pra ele chegar bem pra cirurgia. Agora vamos iniciar as fisioterapias no pós-operatório, previsão de, no mínimo, nove meses de recuperação para o Ronald voltar às quadras”, complementa Fabiano Girardi.

O pivô Ronald, que está em sua segunda temporada com a camisa do Marreco, agradeceu o apoio de todos: “Eu estou bem, me recuperando em casa. Primeiramente queria agradecer a todo departamento médico do Marreco e, em exclusivo, o Fabiano, que me ajudou nesses 20 dias de pré-operatório. A cirurgia foi realizada com sucesso, graças a Deus. Agora é focar 100% na recuperação, logo estarei de volta a fazer o que mais amo. Se Deus quiser, voltar a dar alegria para o povo beltronense. Mas enquanto não podemos atuar nas quadras, estaremos ali, junto e sempre na torcida pelos nossos companheiros.”
Fase artilheira

A lesão de LCA é o momento mais temido por todo o atleta. Mas para o pivô Ronald, foi uma situação ainda mais complicada, pois ele tinha oito gols em oito jogos oficiais no ano pelo Marreco, sendo sete pela Série Ouro do Paranaense e um pela LNF Cresol 2025. A previsão é que Ronald possa voltar a jogar na metade de fevereiro de 2026.