ESPORTES

Playoff do NBB: agora é em Franca, Pinheiros!





Azul e Preto tem dois jogos na Capital do Basquete para igualar a série melhor de cinco

 

A série melhor de cinco pelas quartas de final da Liga Nacional de Basquete NBB Caixa 2024/25 ainda não acabou. Mesmo sendo superado no primeiro jogo neste sábado (10) no Poliesportivo Henrique Villaboim, por 76 a 89 (41 a 46) terça-feira (13) e quinta-feira (15), em Franca, têm o segundo e terceiro jogos. É com esse objetivo que a jovem equipe do Pinheiros viaja para a Capital do Basquete para buscar vitórias.

Reynan foi outro destaque ofensivo da equipe pinheirense, mas não evitou a derrota para seu ex-time. Foto – Carol Coelho/ECP

 

Até que foi uma boa partida ofensiva do Pinheiros. Ganhou os rebotes do time francano, pegando 43, sendo 21 ofensivos, contra 32, apenas sete ofensivos, mas pegou na defesa, permitindo que o adversário fizesse 89 pontos. O pivô Agapy Santos, com 17 pontos e oito rebotes, mais Bernardo (14 pontos e seis rebotes), foram os principais destaques, seguido por Djalo (12 pontos e oito rebotes) e o Sloan (10 pontos, oito assistências e quatro rebores).

Melhor atuação de Agapy no NBB: 17 pontos e oito rebotes. Foto – Carol Coelho/ECP

 

“Foi o ponto negativo. Não podemos deixar que um adversário faça 89 pontos. Fizemos bem nossa parte ofensiva que é sempre em volta de 76. Agora é ajustar, pensar que precisamos defender melhor e ir para Franca com a cabeça erguida. Não podemos pensar que lá é mais ou menos difícil”, afirmou o técnico Vitor Galvani.

Reynan Santos, que marcou 15 pontos, além de cinco rebotes, confessou que os erros da equipe foram fatais para Franca vencer. “Pegamos na defesa e no ataque. Permitimos que eles fizessem o jogo deles que é o contra-ataque. Agora é esfriar a cabeça e pensar que temos mais dois jogos pela frente e precisamos vencer pelo menos um para a série voltar para nosso ginásio e diante da nossa torcida”, disse Reynan.

O diretor Fábio Ferraro e os campeões mundiais de bolão: Rafael Majdalani, Alex Martinho e Rogério Arkie. Foto – Carol Coelho/ECP

Homenagem  – No intervalo do jogo, os campeões mundiais de bolão, título conquistado pelo Pinheiros no mês de março, foram homenageados pela diretoria do Clube. Estiveram presentes, Rogério Arkie, Alex Martinho e Rafael Majdalani. Em março passado, a equipe do Azul e Preto desbancou o favoritismo dos alemães e ganhou o título inédito.

 

O JOGO

 

Primeiro período – Com um quinteto alto, formado por Sloan, Jimmy, Djalo, Agapy e Bernardo, o Pinheiros errou na defesa e no ataque. E contra Franca é imperdoável: em menos de cinco minutos, nove pontos atrás: 4 a 13. Com uma pequena reação, o primeiro período terminou com apenas quatro pontos atrás: 17 a 21.

Segundo período – em piscar de olho, em menos de três initps, novamente nove pontos atrás (19 a 28). Passando a uma marcação por zona 3-2, a diferença veio para um ponto: 27 a 28. Com uma parcial de 24 a 25, a primeira parte do jogo terminou a favor do time francano em 41 a 46.

 

Terceiro período – em menos de 1 minuto, com cinco pontos seguidos, empatou em 46 a 46, após três pontos de Jimmy. E na sequência, passou a frente com três pontos de Djalo: 49 a 46, faltando 7:06, fazendo com que o técnico Helinho, de Franca, pedisse tempo. O bom momento do Azul e Preto permitiu outra bola de três pontos e uma diferença de seis pontos: 52 a 46. A diferença chegou a estabilizar, mas uma parcial de 23 a 15 a favor do ECP, o período terminou com três pontos na frente: 64 a 63.

Sloan, mesmo bem marcado: 10 pontos, oito assistências e quatro rebotes. Foto – Carol Coelho/ECP

 

Quarto período – Com um período arrasador, fazendo uma eficiente defesa por zona 2-3, em pouco mais de um minuto, o Pinheiros abriu outra boa vantagem: oito pontos (69 a 61). Mas novamente, na recuperação no jogo, Franca passou à frente em 71 a 72, faltando 5:59, obrigando o técnico Galvani a pedir tempo. Ainda no momento ruim no jogo, Galvani foi obrigado a pedir seu segundo tempo quando Franca abriu sete pontos: 72 a 79, faltando 4:15. A partir dai só deu Franca que chegou a vitória por 13 pontos (89 a 76).

 

SÉRIE QUARTAS DE FINAL – SÉRIE MELHOR DE CINCO

EC PINHEIROS 0X1 SESI/FRANCA

Jogo 1, Pinheiros 76 x 89 Sesi/Franca

Jogo 2, terça-feira (13), 19 horas – Pedrocão – BasquetPass – YouTube

Jogo 3, quinta-feira (15), 20 horas – Pedrocão  – BasquetPass- YiuTube

Jogo 4*, domingo (18), – Villaboim – a definir horário e tv

Jogo 5* quarta-feira (21) – Pedrocão – a definir horário e TV

*Se necessário

Imagem destacada: Agapy Santos. Foto – Carol Coelho/ECP