Noticias MT E MS

Dia D mobiliza 11 escolas e reforça papel de Campo Grande como referência nacional em saúde bucal – CGNotícias

Campo Grande foi marcada por uma grande mobilização em 11 unidades da Rede Municipal de Ensino (REME), razão do Dia D do Programa Mais Saúde Bucal nas Escolas ação promovida pelo Ministério da Saúde é realizada pela Prefeitura de Campo Grande por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que integra o Programa Saúde na Escola (PSE) e reforça o compromisso da Capital com políticas públicas voltadas à promoção da saúde infantil.

Durante o Dia D, cirurgiões-dentistas, auxiliares e profissionais das equipes de saúde da Atenção Primária realizaram atividades educativas e preventivas com os alunos. Ações como escovação supervisionada, aplicação de flúor, rodas de conversa sobre higiene bucal e alimentação saudável foram desenvolvidas de forma lúdica, acessível e interativa.

“O Dia D é mais do que uma data: é um movimento de cuidado com o presente e o futuro das nossas crianças. Promover saúde bucal dentro da escola é promover autoestima, inclusão e melhores condições de aprendizado”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

O ato simbólico que marcou o Dia D foi realizado na Escola Municipal Professora Ione Catarina Gianotti Igydio, no Jardim Noroeste, com a presença de equipes de saúde e imprensa. Um dos destaques da ação foi a apresentação teatral idealizada pelos próprios profissionais da Atenção Primária em Saúde, com personagens e histórias que traduziram em brincadeira ensinamentos importantes sobre higiene bucal.

Para a coordenadora da Rede de Atenção Odontológica da Sesau, Christiane Lima da Silva Saliba, a estratégia vai além da prevenção. “Esse trabalho é sobre formar hábitos, sobre gerar consciência desde cedo. Quando juntamos saúde e educação de forma integrada, impactamos diretamente na qualidade de vida das nossas crianças. É um investimento no presente que transforma o futuro”.

Campo Grande em destaque no Brasil

Campo Grande colhe os frutos dessa atuação articulada: em 2024, o município conquistou o 6º lugar no Prêmio Nacional de Saúde Bucal, promovido pelo Conselho Federal de Odontologia, entre os municípios com mais de 500 mil habitantes. 

O reconhecimento reforça o protagonismo da Capital na consolidação de políticas públicas que valorizam o cuidado integral e contínuo.

Escolas participantes do Dia D – 08 de maio de 2025:

• Distrito Lagoa: EMEI Alba Lúcia (USF Santa Emília), EMEI Menino Jesus (USF Coophavilla), EE Aracy Eudociak (USF Jardim Batistão).

• Distrito Prosa: EM Professora Ione Catarina G. Igydio (USF Noroeste)

• Distrito Anhanduizinho: EMEIs Ivone Calarge Zahran (USF Macaúbas), Zarife Martins França (USF Los Angeles), Nossa Senhora Auxiliadora (USF Aero Rancho)

• Distrito Bandeira: EMEI José Carlos de Lima (USF Moreninha) 

• Distrito Segredo: EMEIs Adriana Nogueira Borges (USF Jardim Presidente), Nilda de Almeida Coelho (USF Vida Nova), EM Hércules Maymone (USF Nova Lima).

Mais que uma data, um compromisso

O Dia D do Mais Saúde Bucal simboliza o esforço conjunto da gestão municipal para levar cidadania, dignidade e promoção de saúde a quem mais precisa — nossas crianças. E Campo Grande segue como exemplo de que cuidar desde cedo é o melhor caminho para transformar realidades.