O presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, divulgou na tarde desta terça-feira (6) uma nota oficial pedindo desculpas pela divulgação equivocada da morte do conselheiro aposentado Arthur Cunha Lima.
Sem delatar quem teria dado a informação equivocada, Fábio Nogueira reconheceu que a notícia foi divulgada sem a devida verificação dos fatos e lamentou “profundamente o equívoco”.
A nota também ressalta que Arthur Cunha Lima encontra-se internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sem, no entanto, detalhar seu estado de saúde.
“Reiteramos nosso profundo respeito ao conselheiro Arthur Cunha Lima, à sua trajetória e à sua família, a quem dirigimos nossas sinceras desculpas por quaisquer transtornos causados, renovando nossos votos de pronto restabelecimento”, afirma o texto assinado pelo presidente do TCE-PB.
Repercussão da notícia falsa
A declaração de Fábio Nogueira foi feita durante a sessão do Pleno, no início da manhã. Ele anunciou a morte do ex-conselheiro, o que acabou causando repercussão em outros poderes e na imprensa.
Logo em seguida, o filho do conselheiro, Arthur Cunha Lima Filho, negou a morte do pai.
Pouco tempo depois, ao ser constatado que a informação não procedia, o tribunal fez a correção ainda durante a própria sessão.
A repercussão da falsa informação gerou grande mobilização nas redes sociais e entre autoridades locais.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), chegou a encerrar a sessão de determinar luto pela morte de Arthur Cunha Lima, que presidiu a Casa.
Na Câmara Municipal de João Pessoa, o vereador Fernando Milanez propôs um voto de pesar que chegou a colocado em mesa pelo presidente da Casa, o vereador Dinho Doswley.
Nota de Esclarecimento
O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) vem a público apresentar desculpas à família do conselheiro aposentado Arthur Paredes Cunha Lima, aos seus amigos e à sociedade em geral pela veiculação, durante a sessão do Pleno desta terça-feira (6), de uma informação incorreta sobre seu falecimento.
Lamentamos profundamente o equívoco e esclarecemos que a informação foi divulgada de forma precipitada, sem a devida verificação. Tão logo o erro foi identificado, a correção foi feita ainda durante a sessão.
Informamos que o conselheiro aposentado Arthur Cunha Lima encontra-se internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Reiteramos nosso profundo respeito ao conselheiro Arthur Cunha Lima, à sua trajetória e à sua família, a quem dirigimos nossas sinceras desculpas por quaisquer transtornos causados, renovando nossos votos de pronto restabelecimento.
João Pessoa, 6 de maio de 2025
Conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira
Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba