Um novo transformador de energia com destino a um parque eólico na Paraíba deve chegar ao estado na próxima segunda-feira (5).
O equipamento será transportado em uma carreta especial, que inicia o deslocamento nesta quinta-feira (1º), partindo de Pernambuco, com velocidade média de 7 quilômetros por hora, conforme informou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O transporte acontece poucos dias após a conclusão do trajeto de outro transformador, de 250 toneladas, que levou 19 dias para chegar ao Parque Eólico Serra da Palmeira, no Seridó paraibano.
LEIA TAMBÉM:
Devido ao tamanho da carga, a carreta seguirá pelo meio das faixas de rolamento, utilizando apenas o sentido Norte da BR-101, em Pernambuco. Durante o percurso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai fazer pontos de controle e orientar os motoristas sobre as rotas alternativas disponíveis.
Veja como será o planejamento da escolta
Quinta-feira (1º)
- 5h – Início do deslocamento no km 94 da BR-101/PE, no Cabo de Santo Agostinho.
- 14h – Previsão de chegada no km 53 da BR-101/PE.
Sexta-feira (2)
- 5h – Saída de Paulista.
- Parada prevista no final da tarde no posto da PRF de Igarassu (km 29 da BR-101/PE).
Sábado (3) e domingo (4)
- Não haverá deslocamento do equipamento devido à eleição suplementar para prefeito em Goiana.
Segunda-feira (5)
- 8h – Início da última etapa do deslocamento, saindo de Goiana em direção à Paraíba.
Rotas alternativas durante o transporte
Durante o transporte do novo transformador, a PRF vai criar pontos de controle e desvios. Motoristas que estiverem trafegando pela BR-101/PE podem utilizar as seguintes saídas:
- BR-101 (km 103) – Charneca: saída para a BR-101 antiga (Pontezinha – Jaboatão dos Guararapes);
- BR-101 (km 82) – Viaduto da Coca-Cola: saída para Estrada da Batalha;
- BR-101 (km 80) – Fórum de Jaboatão: saída para Prazeres;
- BR-101 (km 76) – Ibura: saída para Avenida Dois Rios;
- BR-101 (km 73) – Ibura/Milagres: saída para Avenida José Rufino;
- BR-101 (km 71) – Curado: saída para Avenida Abdias de Carvalho;
- BR-101 (km 67) – Viaduto da Caxangá: saída para Avenida Caxangá;
- BR-101 (km 64) – Dois Irmãos: saída para Avenida 17 de Agosto;
- BR-101 (km 63) – Terminal da Macaxeira: saída para Avenida Norte.