NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Espécie rara de peixe do Rio Doce ganha projeto com ações para conservação no Espinhaço Mineiro 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizou uma importante mobilização em prol da conservação do Surubim do Doce (Steindachneridion doceanum), espécie de peixe exclusiva da bacia do Rio Doce e atualmente classificada como “criticamente em perigo” pela lista oficial de espécies ameaçadas.

A ação faz parte do Plano de Ação Territorial (PAT) Espinhaço Mineiro, dentro do Projeto Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção.

 

IEF / Divulgação

Antigamente abundante no rio que lhe dá nome, o Surubim do Doce hoje é considerado raro. Ele habita áreas de correnteza forte e fundo pedregoso — características severamente afetadas por impactos ambientais e pela sobrepesca.

A falta de medidas eficazes de proteção ao longo dos anos agravou a situação da espécie, tornando urgente sua inclusão em estratégias específicas de conservação.

Com esse objetivo, o IEF lançou o projeto “Surubim do Doce”, voltado para a mobilização de diversos setores da sociedade. A iniciativa envolve pescadores, pesquisadores, instituições ambientais e cidadãos em atividades que incluem levantamentos de campo, pesquisas científicas e ações de educação ambiental.

Entre os parceiros envolvidos estão a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica de Belo Horizonte (FPMZB), a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e a consultoria especializada Doceana.

Documentário

O trabalho conjunto resultou na produção de um vídeo documental que apresenta a trajetória da espécie, as principais ameaças à sua sobrevivência e os esforços empreendidos para reverter esse cenário. O documentário completo pode ser assistido neste link.

O vídeo representa um marco no processo de mobilização pela conservação do surubim e reforça o papel fundamental da participação social, científica e institucional na preservação da biodiversidade mineira. Mais informações sobre o Plano de Ação Territorial Espinhaço Mineiro e o Projeto Pró-Espécies, estão disponíveis aqui.