Ícone do site FM RURAL

Agência Minas Gerais | Projetos culturais incentivados pela Cemig promovem o reconhecimento e a valorização da identidade e da memória de Minas Gerais 

Ao longo dos próximos dias, uma série de iniciativas e atrações culturais vão ganhar as ruas, praças e ladeiras de Minas Gerais em celebração à Semana Santa, prometendo encantar os mineiros e turistas na capital e em diferentes regiões do estado. E os projetos patrocinados pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) estarão presentes, mais uma vez, em 15 cidades, contribuindo para a preservação do patrimônio imaterial e para a valorização da identidade, das raízes e da memória do povo mineiro.

Na capital

Em Belo Horizonte, a Praça da Liberdade recebe a 2ª edição do “Cante Comigo”, com a apresentação de corais e o musical “Lázaros”.

Para a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a realização e o apoio às iniciativas culturais durante a Semana Santa reafirmam Minas Gerais como um destino turístico importante nessa época do ano, impulsionando o setor e a economia.

“Não teremos apenas as rotas e turismo da fé durante a Semana Santa. Teremos também as atrações e roteiros que dialogam com as experiências da cozinha mineira, com a natureza e com as feiras. São todas iniciativas que expressam a cultura mineira”, destacou.

As atrações fazem parte do calendário proposto no Minas Santa, programa promovido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Fundação Clóvis Salgado (FCS) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Além de Belo Horizonte, as iniciativas patrocinadas pela Cemig serão realizadas em Ouro Preto, Tiradentes, Ritápolis, Unaí, Pitangui, Baependi, Sabará, Itapecerica, São João del-Rei, Caeté, Congonhas, Mariana, Diamantina, Três Marias.

“Minas é a alma do Brasil e revela essa alma em suas festas, sua arte, sua fé e suas paisagens. O Minas Santa é um convite para viver essa experiência. Nosso estado está preparado para receber todos com hospitalidade e beleza. É a fé que move, a arte que inspira e a natureza que acolhe. Um programa feito para o mineiro, para o brasileiro e para o mundo”, acrescenta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

Energia da cultura

Como a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais, a Cemig segue investindo e apoiando as diferentes produções artísticas existentes nas várias regiões do estado. Afinal, fortalecer e impulsionar o setor cultural mineiro é um compromisso da companhia, refletindo seu propósito de transformar vidas com energia.

Ao abraçar a cultura em toda a sua diversidade, a Cemig potencializa, ao mesmo tempo que preserva, a memória e a identidade do povo mineiro. Assim, os projetos incentivados pela empresa trazem na essência a importância da tradição e do resgate da história, sem, contudo, deixar de lado a presença da inovação.

Minas Santa

O Minas Santa 2025 tem programação em todo o estado até o Dia da Inconfidência (21/4). As ações incluem procissões, produção de tapetes devocionais e cordões, shows, visitas a igrejas e museus, além de eventos. Além das celebrações religiosas, o Minas Santa convida os visitantes a percorrerem rotas turísticas que integram fé, arte, cozinha mineira, natureza e cultura. 

Sair da versão mobile