NOTÍCIAS

Agência Minas Gerais | Governo de Minas entrega Medalha JK, em Diamantina, para 120 agraciados

Qui 12 setembro 2024 13:01 atualizado em Qui 12 setembro 2024 13:26

Governo de Minas entrega Medalha JK, em Diamantina, para 120 agraciados

Governador presidiu a cerimônia nesta quinta-feira (12/9), que teve participação de medalhistas de ouro em Paris e homenagem à mestre artesã Dona Izabel, referência do Vale do Jequitinhonha

Marco Evangelista / Imprensa MG

Relacionadas

Cristiano Machado / Imprensa MG

O governador Romeu Zema presidiu, nesta quinta-feira (12/9), em Diamantina, a solenidade de entrega da Medalha JK para 120 personalidades e instituições, entre elas parlamentares, representantes da sociedade civil, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Neste ano, o orador oficial da cerimônia foi o desembargador e terceiro vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Rogério Medeiros Garcia de Lima. “A nossa história mostra que Minas Gerais é um celeiro de governantes que marcaram a política e o desenvolvimento do Brasil. Não é por acaso que nos reunimos em Diamantina, hoje, para celebrar o ex-presidente e ex-governador de Minas, Juscelino Kubitschek, um dos maiores homens públicos que o país já teve”, disse o governador. “Hoje, também estamos homenageando personalidades que pavimentaram a estrada de forma pioneira, inspirando outras pessoas e abrindo as portas para um futuro mais promissor. E, como governador de Minas Gerais, esse também é meu maior objetivo: deixar um legado inspirador para os próximos governantes”, completou Romeu Zema.

 

Clique aqui para conferir, na íntegra, o discurso do governador Romeu Zema.

Neste ano, entre os homenageados, estão, por exemplo, os medalhistas de ouro em Paris, Gabrielzinho (nadador paraolímpico, natural de Santa Luzia) e Ana Patrícia (jogadora de vôlei de praia, nascida em Espinosa, no Norte mineiro). Destaque, ainda, para a principal honraria in memoriam dedicada à mestre artesã Dona Izabel, conhecida como a Dama do Barro do Jequitinhonha, e criadora das famosas moringas-bonecas. Natural de Córrego Novo, pequena comunidade rural próxima a Itinga, a premiada ceramista mineira é uma das mais notáveis artistas populares do Brasil. Neste ano, está sendo celebrado também o seu centenário, em deferência a tudo o que representa para o artesanato, a cultura e a essência mineira, por ela projetados nos níveis nacional e internacional.  

Marco Evangelista / Imprensa MG

Tradição A Medalha JK foi criada pela Lei nº 11.902, de 1995, sendo entregue pela primeira vez em 1996. A cerimônia é realizada anualmente no dia do aniversário do ex-presidente, nascido em 1902 (há 122 anos). A honraria é dividida nos graus “Grande Medalha” e “Medalha de Honra”. São agraciadas personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país que contribuem para o desenvolvimento do Estado.

 

Relação de agraciados

Fotos de chancelaria e dos agraciados serão disponibilizadas neste link.

Grande Medalha

outras notícias