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Morre Silvio Santos aos 93 anos, após internação de emergência

Silvio Santos, uma das maiores figuras da televisão brasileira, faleceu na madrugada deste sábado (17 de agosto de 2024) aos 93 anos. O fundador e proprietário do SBT estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde o início de agosto, após complicações de uma infecção por H1N1, e não resistiu ao agravamento do quadro.

Senor Abravanel, nome verdadeiro de Silvio Santos, teve uma carreira de sucesso que se estendeu por mais de seis décadas. Ele começou como camelô no Rio de Janeiro, vendendo capas para títulos de eleitor, e logo viu seu talento para comunicação brilhar nas rádios. Foi na televisão, no entanto, que ele encontrou seu verdadeiro palco. Em 1962, Silvio Santos estreou seu icônico programa dominical, que se tornou uma tradição nas casas brasileiras e está no ar até hoje.

Em 1981, ele fundou o SBT, emissora que se tornaria a segunda maior do país, com uma programação popular e diversa, que incluía desde telenovelas mexicanas até o fenômeno mundial “Chaves”. Ao longo dos anos, Silvio Santos lançou inúmeros talentos da TV, como Gugu Liberato, Eliana e Maisa, além de se tornar um dos apresentadores mais amados e respeitados do Brasil.

Sua trajetória incluiu momentos marcantes, como a candidatura à presidência do Brasil em 1989, que, embora tenha sido barrada pela Justiça Eleitoral, demonstrou sua popularidade e o carinho do público.

Silvio Santos deixa um legado imenso na cultura e na comunicação brasileira, além de seis filhas, que agora continuarão à frente do SBT. Seu falecimento marca o fim de uma era na televisão brasileira, e sua ausência certamente será sentida por milhões de brasileiros que cresceram assistindo ao seu carisma inigualável.

Velório de Família Venezuelana que Morreu em Acidente Aéreo Começa em Carapicuíba

O velório de Josgleidys Gonzalez, seu filho Joslan, de quatro anos, e sua mãe Maria Parra, vítimas do acidente aéreo do voo 2283 da Voepass, teve início nesta sexta-feira, 16 de agosto, na Funerária São Paulo, localizada em Carapicuíba, Grande São Paulo. A cerimônia de despedida começou às 11h e está prevista para se encerrar às 18h.

O voo 2283, que partiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, caiu na última sexta-feira, 9 de agosto, antes de completar sua rota. A tragédia resultou na morte de todos os 62 ocupantes da aeronave. A família venezuelana estava a caminho de um novo começo na Colômbia, após uma breve parada na Venezuela.

**Ausência de Familiares no Velório**

Até o início da tarde, a presença de familiares no velório ainda não havia sido registrada, conforme informado por um funcionário da funerária. A expectativa era que os parentes comparecessem para prestar as últimas homenagens. Após a cerimônia, os corpos serão cremados no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo, e as cinzas serão retornadas à Venezuela.

**Desdobramentos da Tragédia**

Stivie, pai de Joslan, compareceu ao velório, mas, profundamente abalado pela perda, optou por não conversar com a imprensa. O luto é palpável, e a comunidade local se une em solidariedade às vítimas e seus entes queridos.

O acidente e suas consequências têm gerado uma comoção significativa, destacando a dor e a perda experimentadas pelas famílias afetadas por esta tragédia aérea.

Avião da Voepass Faz Pouso Técnico em MG Após Questão Técnica

Na noite de quinta-feira, 15 de agosto de 2024, um avião da companhia aérea Voepass, que tinha como destino o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, precisou fazer um pouso técnico em Uberlândia, Minas Gerais. A mudança de rota ocorreu após a identificação de uma questão técnica a bordo.

**Detalhes do Voo**

O voo PTB 2211, prefixo PS-VPA, partiu de Rio Verde, Goiás, às 18h03, e estava previsto para aterrissar em Guarulhos. No entanto, devido à questão técnica identificada durante o trajeto, a aeronave, um modelo ATR 72-600, fez o pouso em Uberlândia às 19h15. A Voepass informou que todos os sistemas operacionais da aeronave estavam funcionando no momento do pouso e que os 38 passageiros seriam reacomodados em outros voos para continuar até o destino final.

Fontes do jornal O Globo indicaram que a razão do pouso de emergência pode ter sido uma pane elétrica. No entanto, a Voepass não confirmou essa informação, limitando-se a afirmar que a aeronave pousou em segurança e que a mudança de rota foi uma medida preventiva.

**Histórico Recente**

Este incidente ocorre menos de uma semana após um grave acidente envolvendo outra aeronave da Voepass. No dia 9 de agosto, um avião da companhia caiu em Vinhedo, São Paulo, resultando na morte de 62 pessoas. A aeronave, também um modelo ATR, havia decolado de Cascavel, Paraná, com destino a Guarulhos.

Especialistas levantaram a hipótese de que a formação de gelo nas asas poderia ter sido a causa da queda, já que o modelo ATR 72-500 voa em altitudes propensas a esse fenômeno. O gelo acumulado nas asas pode comprometer a aerodinâmica, levando a uma perda de sustentação.

**Comunicado da Voepass**

Em comunicado oficial, a Voepass reiterou seu compromisso com a segurança e informou que o incidente em Uberlândia foi tratado com todas as precauções necessárias. A companhia afirmou que segue rigorosos padrões de segurança e que a tripulação atuou de maneira exemplar ao realizar o pouso técnico.

Enquanto aguardam mais informações sobre o incidente, passageiros e familiares se mantêm apreensivos, especialmente após o recente acidente fatal da mesma companhia.

A Voepass, que já está sob intenso escrutínio devido ao acidente anterior, precisa agora enfrentar mais uma situação que coloca em questão a segurança de seus voos. As autoridades competentes devem investigar o incidente para garantir que medidas adequadas sejam tomadas para evitar futuras ocorrências.

Áudios da Cabine do Avião Divulgados Expondo Tentativa de Evitar Queda e Gritos de Desespero**

No dia 9 de agosto de 2024, uma tragédia abalou o Brasil quando um avião da Voepass, antiga Passaredo, caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, após decolar de Cascavel, Paraná. A bordo estavam mais de 60 pessoas, todas vitimadas fatalmente, marcando o acidente como um dos mais letais na história da aviação brasileira.

**Análise das Caixas-pretas**

Nesta quarta-feira, 14 de agosto, o Jornal Nacional revelou detalhes exclusivos da análise das caixas-pretas da aeronave, conduzida pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira. As gravações de áudio da cabine, obtidas pela equipe do JN, lançam luz sobre os momentos finais antes da tragédia.

No áudio, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva é ouvido questionando o que estava ocorrendo ao perceber que o avião perdia altitude. Em seguida, ele pede ao piloto para aumentar a potência da aeronave, uma tentativa desesperada de impedir a queda iminente. Infelizmente, apesar dos esforços da tripulação, o avião continuou a descer até colidir com o solo.

**Gritos de Pânico**

O áudio também registra gritos que, segundo as autoridades, refletem o pânico generalizado na cabine diante da situação crítica. Nos momentos finais, antes do impacto, ouvem-se os gritos e, por fim, o estrondo devastador da queda.

**Investigação em Andamento**

As gravações das caixas-pretas, que totalizaram cerca de duas horas de transcrição, fornecem um vislumbre aterrorizante dos últimos momentos do voo. No entanto, de acordo com os investigadores, esses áudios por si só não são suficientes para determinar a causa exata do acidente.

Um relatório oficial, com conclusões mais detalhadas e a possível causa da tragédia, deve ser divulgado nos próximos 30 dias, após a conclusão da perícia. Enquanto isso, familiares e amigos das 62 vítimas aguardam respostas sobre o que levou a essa catástrofe que abalou o país.