ESPORTES

BARBIERI FORA! VASCO CONFIRMA QUE TREINADOR NÃO ESTARÁ NO BANCO CONTRA FORTALEZA

O técnico Maurício Barbieri, do Vasco, enfrentará mais um desfalque importante na partida contra o Fortaleza, no próximo sábado (27), pelo Campeonato Brasileiro. Ele foi suspenso pelo Pleno do STJD por duas partidas devido à sua expulsão durante a vitória contra o Atlético-MG, na primeira rodada da competição. Após cumprir a suspensão automática, ainda terá que ficar de fora de mais um jogo.

No início de maio, Barbieri já havia sido condenado pela 4ª Comissão Disciplinar do STJD com uma suspensão de duas partidas. No entanto, o Vasco obteve um efeito suspensivo dias depois, permitindo que o treinador continuasse comandando a equipe até um novo julgamento. Contudo, nesta quarta-feira (24), o Pleno do STJD decidiu manter a suspensão por dois jogos. O relator do caso, Maurício Neves Fonseca, votou pela suspensão de apenas uma partida, mas a maioria dos auditores decidiu pela manutenção da punição por duas partidas, negando o recurso do Vasco.

A suspensão de Barbieri está relacionada ao artigo 258 do CBJD, que trata de “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. Segundo a súmula do árbitro Raphael Claus, o treinador teria proferido insultos durante o primeiro tempo da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-MG, no Mineirão. O quarto árbitro da partida, Michel Patrick Costa Guimaraes, relatou que Barbieri teria dito “vai tomar no **, vai se *****” duas vezes em direção ao juiz.

No primeiro jogo do Brasileirão, após a expulsão de Barbieri, o auxiliar Cláudio Maldonado assumiu o comando da equipe no empate em 2 a 2 com o Palmeiras, no Maracanã, pela segunda rodada. O mesmo ocorrerá neste sábado, contra o Fortaleza, no Castelão, quando o Vasco também não poderá contar com o atacante Pedro Raul, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.