Depois de iniciar a era de capitão de Kylian Mbappé de maneira sensacional, a França retoma sua oferta de qualificação para a Euro 2024 no Grupo B com uma viagem a Dublin para enfrentar a República da Irlanda na segunda-feira.
Os Bleus marcaram quatro gols contra a Holanda sem resposta na noite de sexta-feira, enquanto os comandados de Stephen Kenny sobreviveram ao susto para superar a Letônia em um amistoso de cinco gols.
Marcando um dos melhores gols de longa distância que o Aviva Stadium já viu, Roberts Uldrikis iria desencadear uma reação imediata da Letônia contra a Irlanda, que abriu uma vantagem de 2 a 0 nos primeiros 20 minutos do amistoso de quarta-feira, cortesia de Callum O’Dowda e os esforços de Evan Ferguson.
NARRAÇÃO PRE-JOGO ASSISTIR AO VIVO COM IMAGENS AQUI
15:45 Irlanda x França Rodada 2
No entanto, Caoimhin Kelleher foi desfeito por um chute impressionante de Uldrikis de longe antes de um remate desviado de Arturs Zjuzins trazer a Letônia empatada pouco antes do intervalo, mas os rubores do número dois do Liverpool foram poupados quando Chiedozie Ogbene marcou o quinto e último gol do jogo apenas um minuto depois de sair o banco.
Com jogos de exibição agora consignados à história por enquanto, a Irlanda inicia sua tentativa de chegar à final continental pela quarta vez, tendo alcançado Euro 1988, Euro 2012 e Euro 2016 – chegando até as oitavas de final nesta última competição antes que a dor do pênalti infligido pela Eslováquia acabasse com seus sonhos de participação na Euro 2020.
Não surpreendentemente, falhando em derrotar Portugal ou Sérvia na fase de qualificação para a Copa do Mundo, os Boys in Green estão enfrentando uma tarefa implacável para tentar superar França, Grécia ou Holanda para as duas primeiras posições do Grupo B, especialmente devido à recente ausência de vitórias. explora na qualificação para o Euro.
De fato, a equipe de Kenny não conseguiu vencer nenhuma das últimas cinco partidas de qualificação para o Campeonato Europeu desde a vitória por 2 a 0 sobre Gibraltar em junho de 2019 e, embora tenha uma invencibilidade de 14 jogos em casa para proteger nesta fase, seu as chances de um 15º são pequenas contra uma França inspirada em Mbappé.
Entregando alegremente a braçadeira a Mbappé, de 24 anos, após as aposentadorias de Raphael Varane e Hugo Lloris, Didier Deschamps arriscou a ira de um desgostoso Antoine Griezmann, mas qualquer animosidade entre os dois atacantes foi imediatamente extinta durante a demolição dos holandeses.
Mbappé e Griezmann combinaram para que o último marcasse o gol de abertura do jogo nos primeiros dois minutos – o ícone do Paris Saint-Germain mais tarde encerraria seu primeiro jogo como capitão da seleção nacional com dois gols brilhantes – enquanto Dayot Upamecano também fez o balanço da rede em uma aniquilação por 4 a 0.
No entanto, Upamecano estava agradecendo a sua estrela da sorte – ou mais especificamente Mike Maignan – depois de cometer um pênalti no último minuto por handebol, mas o novo número um da França impediu a cobrança de pênalti de Memphis Depay e a sequência para garantir que os gols do Bleus permanecessem limpos .
Assumindo rapidamente o papel de líder do grupo após um jogo, a França não tem intenção de perder a liderança nos próximos oito meses, e viaja para Dublin depois de vencer cada uma das últimas três partidas fora de casa pelas eliminatórias da Eurocopa sem sofrer um único gol. .
Desde que sofreu uma derrota por 3 a 2 para os Boys in Green nas eliminatórias da Copa do Mundo de 1982, a França evitou a derrota em cada um dos últimos sete encontros com a República da Irlanda – vencendo quatro dos últimos cinco – mas Thierry Henry faria bem em escassear enquanto as imagens do andebol de 2009 perduram na memória dos anfitriões.