Preparando-se para iniciar sua campanha de qualificação para a Euro 2024, a Geórgia recebe os peixinhos asiáticos da Mongólia em Batumi no sábado para um amistoso internacional.
Enquanto os anfitriões vão lutar por um lugar em sua primeira final nos próximos meses, seus visitantes raramente deixam uma pegada nas eliminatórias de grandes torneios e estão em 183º lugar no ranking mundial.
Juntando-se a Chipre como forasteiro atrás de Escócia, Noruega e Espanha no Grupo A das eliminatórias para a Eurocopa, a Geórgia tem uma tarefa importante pela frente se quiser chegar ao principal evento internacional da Uefa na Alemanha no ano que vem.
AO VIVO COM IMAGENS
Mais uma partida amistosa das seleções . O jogo entre as equipes, amistoso. O mandante desta partida será SEM MANDANTE. Fique atento no site do MRNews para conferir as transmissões dos jogos. Confira jogos de hoje.
JOGOS DE HOJE
08:00 Geórgia 1 x1 Mongolia
Escalações
Georgia
Mamardashvili; Khocholava, Kashia, Kvirkvelia; Kakabadze, Kvekveskiri, Aburjania, Tsitaishvili; Kvaratskhelia, Zivzivadze, Davitashvili
Mongolia
Enkhtaivan; Orkhon, Bilguun, B. Ganbold, Oyunbold; Tsend-Ayuush, Batbold, Monkh-Erdene, Togoldor; G. Ganbold, Baatartsogt
Embora tenham perdido a última partida de 2022 para o pacote surpresa da Copa do Mundo Marrocos em novembro passado, uma derrota por 3 a 0 para o Atlas Lions não parece um revés, considerando o que a nação do norte da África conquistou no Catar.
A própria Geórgia havia perdido sua primeira participação nas finais globais, depois de terminar acima apenas do último Kosovo em seu grupo de qualificação, como resultado de perder cinco das seis primeiras partidas.
Fechar a campanha com vitórias consecutivas sobre Kosovo e Suécia, porém, serviu de trampolim para uma boa sequência na Liga das Nações.
A equipa de Willy Sagnol manteve-se invicta ao longo da campanha da Liga C, garantindo o primeiro lugar, cerca de sete pontos acima da Bulgária, segunda classificada. Com uma equipe que conta com o ala do Napoli, Khvicha Kvaratskhelia, dezesseis gols marcados e apenas três sofridos contam a história de uma sequência notável que reforçou a crença de que a estreia na fase final pode estar próxima.
Classificada em 78º lugar no ranking mundial, a Geórgia entra no amistoso de sábado com uma série de oito vitórias nas últimas 12 partidas, então, depois de enfrentar a Mongólia, eles estarão saboreando a estreia das eliminatórias contra a Noruega sem Erling Haaland na próxima semana.
A Mongólia, por sua vez, inovou no processo de qualificação para o Catar 2022, ao conseguir passar da primeira fase pela primeira vez: derrotando o Brunei por 3 a 2 nas duas mãos.
Na segunda fase, no entanto, os Lobos Azuis foram derrubados por uma série de contratempos, incluindo uma dolorosa derrota por 14 a 0 para o Japão em março de 2021.
Como resultado, eles dispensaram o técnico Rastislav Bozik de suas funções e contrataram o técnico japonês Shuichi Mase. Em seu próximo jogo, a Mongólia conseguiu vencer o Quirguistão por 1 a 0 em sua primeira vitória contra um dos 100 melhores adversários classificados nas eliminatórias da FIFA.
Devido à doença, Mase se afastou do compatriota Otsuka Ichiro, que ingressou na Federação Mongol de Futebol como parte de uma parceria com seus colegas da Associação Japonesa de Futebol.
Anteriormente com um mandato de 12 anos no Hokuriku Electric da quarta divisão em seu país natal, Ichiro agora espera levar sua equipe para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 com a esperança de progredir ainda mais, e o jogo de sábado contra adversários europeus deve fornecer um barômetro útil de seu progresso.