A Bielorrússia e a Suíça defrontam-se em Novi Sad na primeira jornada de qualificação para o Euro 2024.
O jogo está sendo disputado na Sérvia devido à proibição imposta pela UEFA à Bielorrússia de sediar partidas continentais e internacionais.
Esta será a primeira partida da Suíça desde a derrota por 6 a 1 para Portugal nas oitavas de final da Copa do Mundo.
NARRAÇÃO PRE-JOGO ASSISTIR AO VIVO COM IMAGENS AQUI
Assim, a partida válida pela principal competição de seleções europeias, Acontece na data informada e a transmissão acontecerá, conforme abaixo. Fique atento no site para conferir as transmissões dos jogos. Confira jogos de hoje
11:00 Escócia 2 x 0 Chipre Rodada 1
14:00 Armênia 0 x 3 Turquia Rodada 1
14:00 Belarus 1 x 2 Suíça Rodada 1
14:00 Israel 2 x 0Kosovo Rodada 1
16:45 Espanha 3 x 1 Noruega Rodada 1
16:45 Croácia 2 x 1 País de Gales Rodada 1
16:45 Andorra 0 x 3 Romênia Rodada 1
Apesar da humilhação no grande palco, os suíços continuaram com Murat Yakin como técnico, evidentemente dando-lhe crédito por derrotar a Itália de forma infame nas eliminatórias para as finais no Catar.
No entanto, desde então, a Suíça venceu apenas cinco das 13 partidas, embora muitas delas tenham ocorrido na Copa do Mundo e em um grupo difícil da Liga das Nações da UEFA.
Sua respeitável campanha na Liga das Nações os viu vencer todos os times em uma seção contendo Portugal, Espanha e República Tcheca.
Eles são um time muito eficiente em navegar pelas seções de qualificação, tendo perdido apenas um dos últimos 10 grandes torneios – a Euro 2012.
Os suíços terão chances novamente de ser o time mais bem classificado em um grupo relativamente fraco desta vez.
Espera-se que Romênia, Kosovo e Israel sejam os únicos adversários realistas e é provável que todos busquem o segundo lugar atrás da Suíça, já que dois desses times nunca chegaram a um torneio importante enquanto competiam na Europa.
Dados os laços estreitos da Bielorrússia com a Rússia, há alguma controvérsia de que eles ainda podem competir nas competições da UEFA.
O órgão regulador do futebol europeu continua satisfeito em impedir que as partidas sejam realizadas no país como uma sanção suficiente por enquanto, mas, ao contrário da Rússia, a Bielo-Rússia tem poucas esperanças de causar muitos problemas para as nações do Grupo I.
Todos os quatro amistosos desde que a sanção foi disputada fora de casa contra times da Ásia mostram a relutância das nações europeias em se associarem ao país também, então eles terão menos oportunidades de se testar contra adversários de alto nível.
Nenhuma vitória competitiva em 13 partidas, incluindo 10 derrotas em dois anos, mostra por que a Bielo-Rússia é tão azarão para este confronto.
A ausência da vantagem de jogar em casa também prejudicará a equipe que estava a apenas duas partidas da qualificação para a Euro 2020 depois de vencer o grupo da Liga das Nações em 2019.
Essa foi apenas a segunda ocasião em que eles estiveram perto de chegar a uma final importante, depois que uma derrota no País de Gales na última partida de qualificação para a Copa do Mundo de 2002 os viu perder por pouco uma vaga nos playoffs.
Depois de chegar ao 36º lugar no ranking mundial em 2011, durante o apogeu do BATE Borisov, com forte desempenho na Europa, a Bielorrússia agora se encontra entre os 100 primeiros.